terça-feira, 20 de outubro de 2009

Matadouro municipal vira caso de justiça


O Matadouro Público Municipal se transformou nos últimos dias a pauta de conversas entre os murbanenses. As condições do Matadouro Municipal, são extremamente precárias e caso de justiça. É o que está acontecendo após a chegada do Promotor de Justiça Flávio Bussab que já foi ao local verificar a situação e dizem que ficou atônito com o que viu.

O caso é antigo. Em relatório ao Promotor, o Instituto de Defesa Agropecuária e Floresta do Acre - IDAF, local, elencou a situação do Matadouro, todo irregular, para resumir, ou seja, sem condição alguma, do ponto de vista técnico, sanitário e ambiental, de funcionar(clique na foto para ampliar).

Em resposta a um requerimento de 06 de novembro de 2006, de Heitor Tartari, chefe do IDAF na cidade, dando prazos para a Prefeitura fazer a regularização do Matadouro, o Prefeito Manoel Almeida assinou um termo de compromisso, dando ciência da situação e se comprometendo a fazer reformas, ainda em 2006.


Mas em dezembro de 2006, o Prefeito envia outro documento alegando falta de recursos para tal reforma. A situação é crítica. Primeiro o Matadouro fica a menos de 15 metros das residencias, os restos dos animais abatidos são jogados a céu aberto(veja foto)...

O mal cheiro é tamanho que pode ser comum a ânsia de vômito de quem chega ao local. Os ossos dos animais mortos são jogados proximo a um manancial que dá para o Purus e urubus parecem desfrutar do cemitério de animais ali, a menos de 10 metros do Matadouro. É uma cena chocante, em todos os pontos de vistas!

A precariedade higiênica do local fez-se criar uma super população de moscas dentro do espaço do prédio.

Atualmente, após serem abatidos, os bovinos ficam numa sala de aproximadamente 28 m2, que chamam de câmara fria, com um ar-condicionado de 19.000 BTUS. Os animais são abatidos às 15 horas e entregue no dia seguinte. Nesse intervalo de tempo ficam na "câmara fria". Comuns as reclamações... Por que?

O IDAF local, alega que como o matadouro está fora da Legislação, não é responsavél pela fiscalização, mas apenas, pela emissão da Guia de Transporte Animal - GTA. A coordenadora técnica da Vigilancia Sanitária do Municipio Marinês, diz que não conhece o Matadouro, pois a responsabilidade de inspeção é do Estado. "Somos responsáveis pelo transporte da carne, da inspeção das casas que vendem carne, mas o matadouro não é nossa competência", afirma Marinês.

A acessoria do Promotor Flávio Bussab, informou hoje(20), que o mesmo terá uma reunião com o Prefeito Manoel Almeida ainda esta semana e que a partir dessa, tomará as providências necessárias judicialmente, o mesmo não descarta a possibilidade de fechamento do Matadouro, caso a Prefeitura não solucione o problema. O Promotor pretende cuidar, a princípio, de casos que merecem urgencia, como da questão do Matadouro e o caso do Lixão, ambos dentro da cidade, e a situaçaõ da telefonia móvel no municipio há meses com problemas.

O Prefeito não foi procurado para falar a resepeito da matéria em questão, mas o espaço é democrátrico. O povo merece.

6 comentários:

  1. é lamentável a situação do matadouro do nosso muncipio.como se bastasse até a rua que dar acesso ao matadouro quando chove os carros ficam atolados carregados de carne sem condição de trafegar.kd o dinheiro q disseram q era pra calçar aquela rua?sumiu também ou o gato comeu novamente?

    ResponderExcluir
  2. A pergunto que faço é: existe alguma área da atual administração que não seja um desastre?

    E a resposta, ao que parece é não.

    Para onde você se vira nesta cidade, pordoem-me pela indelicada expressão, mais se vê uma "cagada" da atual admistração.

    Como seu slogan é: para todos. Logo o desastre é de todos. Não espaca uma pasta.

    ResponderExcluir
  3. Pelas condições q se encontra esse matadouro tem é q ser fechado mesmo.pois ainda há quem diga q não vai fechar q tudo é fogo de palha.mais para o bem das pessoas q residem ali proximo o ideal é q seja fechado mesmo.o mal cheiro dali faz mau a qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  4. não é de bom grado vemos cenas como essas , aonde é abatido animais para a alimentação da população de nosso município.Também é triste vemos "fogo" de palha para todo lado , a começar com o rebulisso da suposta " CPI", que não sei que fim deu.ESPERAMOS RESPOSTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A matéria era sobre o Matadouro Mais como o internauta Marcelo, tocou no assunto eu também quero saber do nosso representante, e nobres vereadores, principalmente o Presidente da CPI senhor TOSCANO e Relator quando vai sai o primeiro informe a sociedade Murbanese, sobre esse GATO COMELÂO DE DINHEIRO PUBLICO.
    Mais já a proveito e convido a todos os Murbanese, Marcelo, O critico, alunos e Professores, e toda a sociedade em geral e mais o Diretor Redator do Purus onlaine, todos os seguidores desse Blog, para daqui por fim de Novembro na sexta, irmos todos a Câmara de Vereadores Saborear uma deliciosa PIZZA com receio de imoralidade, incapacidade, desrespeito, com seu voto, covardia com o Eleitor. Vamos lá come esse PIZZA que esta sendo Preparada Pelos os Pitisaolo do DEM, do PP e parte do PT

    ResponderExcluir
  6. Estamos em decadencia, nossa cidade está sem lei, e nós temos que levantar uma campanha de protesto para melhorar a cituação da nossa cidade.
    Vamos levantar um baixo assinado, e levar as autoridades do govrno, a justiça para fiscalizar os prejuizos que estamos sofredo.
    Anteciosante
    Sirley Mendes

    ResponderExcluir