Se esta data é mesmo cheia de mau agouro, ninguém chegou a comprovar. Há quem afirme que sim, mas existe também quem garanta que é mera superstição. Porém, é de se concordar que quando se houve falar em sexta-feira 13, muitos ficam assustados e lembram de todas as velhas superstições que englobam gatos pretos, espelhos quebrados, não passar embaixo de escadas, entre outros.
De acordo com o site www.guiadoscuriosos.com.br, alguns mitos contribuíram para o surgimento da celeuma em torno da sexta-feira 13, a crendice mais popular entre os cristãos, segundo o guia.
A explicação dada é a seguinte: Jesus Cristo, que foi crucificado numa sexta-feira, realizou sua última ceia com 13 pessoas à mesa – os 12 apóstolos e Ele. Há ainda mais duas versões de duas lendas da mitologia nórdica que sustentam as superstições.
Na primeira versão, diz-se que um banquete foi oferecido a 12 deuses. O espírito do mal e da discórdia, chamado Loki, apareceu sem ter sido convidado e causou uma briga, culminando na morte do favorito dos deuses, Balder. Disso, surgiu a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar é certeza de desgraça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário