sábado, 31 de outubro de 2009

Grupo de Capoeira Senzala realiza 4º batizado com grande público

Desde ontem(30), alunos e os coordenadores do Grupo de Capoeira Senzala Rubenildo Costa e Lídio Alves, organizam a realização do 4º Batizado de Capoeira em Manoel Urbano. O evento aconteceu hoje na Quadra Poliesportiva Almiro Ferreira e foi prestigiado com grande público.
Cento e vinte crianças e adolescentes participaram do batizado e troca de cordas. A presença dos Professores de capoeira de Rio Branco, Corujão, Pavão, O Vingador e o contra-mestre Caboquinho, animaram a turma que fazia a iniciação e os que trocavam de nível.
"Conseguimos trazer público, mostramos o nosso trabalho e os alunos ficaram muito satisfeitos com o resultado. Agradecemos ao Governo do Estado, o Presidente da FEM e todos que colaboraram com esse projeto tão valoroso pra nós", disse Rubenildo Costa. O projeto 4º Batizado de Capoira, foi fruto do apoio da Lei de incentivo a Cultura da Fundação Elias Mansour e parcerias.
Hoje a noite os alunos do Grupo de Capoeira ainda reuniu-se com o Professor Pavão em palestra sobre disciplina nas aulas e importância cultural da Capoeira. O grupo teve a ajuda da Fundação Cultural como um grande incentivo da prática da cultura afro-brasileira em Manoel Urbano. A Lei de Incentivo foi de fato um grande incentivo para essas crianças e jovens de nossa cidade.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Assalto em Feijó deixa polícia murbanense em alerta

Seis homens assaltaram na manhã de hoje(30), o Banco do Brasil no município de Feijó saíram em fuga pela BR 364 rumo a Manoel Urbano.
Segundo uma moradora de Feijó, os homens estavam fortemente armados, com muita munição e armas de grosso calibre. Os assaltes renderam funcionários do banco e detiveram 7 como reféns. "Fizeram o pessoal ficar apenas com peças íntimas para entrar no carro da fuga(caminhonete roubado na hora do assalto), depois saíram, atirando pra todos os lados. Ainda bem que foram deixando o pessoal pela estrada", relatou uma feijoense. Populares contam que os assaltantes chegaram a trocar tiros com a policia, mas por sorte não houve vítimas.
Relatos da polícia dão conta de que pela altura do Km 55 de Feijó para Manoel Urbano, os criminosos, já sem reféns, atearam fogo no veículo e evadiram-se na mata.
Os assaltantes aproveitaram a oportunidade do pagamento dos funcionários da Prefeitura hoje. Mesmo sendo feriado o Banco resolveu pagar, porque estava com problemas durante a semana, conta um morador de Feijó.
Em Manoel Urbano, a notícia mobilizou as policias, que se encaminharam a montar guarda na saída da cidade. A complicação na hora em que a policia daqui foi acionada, esteve em conseguir combustível para as viaturas. Por sorte, a Policia Civil recebeu hoje cedo, uma viatura, que já está na operação, se fosse ontem, teriam que pedir favor de alguém ou ir a pé para a diligência. "Foi na hora", como dizemos aqui na região.
Na delegacia da cidade, um vai e vem de informações pelo rádio, policiais se comunicando. Há informações de aparato significante das policiais(de Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó) atrás dos criminosos. Há, inclusive, helicóptero.
Na cidade, há conversas de que um avião pousou no Km 80, horas depois do assalto. A policia não confirma a informação.
Enquanto não são presos, é bom lembrar que os homens são perigosos, estão no mato com roupas camufladas, bem armados e certamente com muito dinheiro. É trabalho para profissional! Deus nos guarde!

Ministério Público de Manoel Urbano começa a atuar com promotor residente



“Manoel Urbano está com políticas públicas deficitárias”. Opinou o mais novo morador da cidade, o Promotor Flávio Bussab Della Líbera, responsável pela atuação do Ministério Público de Manoel Urbano.
Desde sua chegada, pessoas de diversos setores tem o procurado para conversar, conhecê-lo e formalizar algum pedido de providência jurídica. “O MP é o elo entre o cidadão e o Estado Jurisdicional”, diz Flavio Bussab, “o Estado de direito/democrático, através do Ministério Público, deve resguardar os direitos difusos e coletivos, como garante a Constituição em seu artigo 129”, acrescenta Bussab, ao falar do papel do Ministério Público.
A presença do Promotor na cidade, trouxe aos murbanenses algumas esperanças com sua atuação. Desde que chegou, Flávio Bussab tem demonstrado grande interesse em defender a “Rexpublica”, a coisa pública. Já viu in loco a situação precária do Abatedouro Público, do Lixão, dentro da cidade; ontem(29), esteve na Unidade Móvel de Saúde João Sobrera,que será logo nas primeiras enchentes levado pela água do Purus. Promete apurar responsabilidades, afinal de contas é a coisa pública que está em jogo. Há quem diga, que a chegada do Promotor incentivou, também, a retomada dos trabalhos da inerte CPI instalada há 90 dias. O promotor pediu informações do andamento dos trabalhos...
A promotoria entrou também com Inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na Prefeitura, fruto de denúncias recebidas pelo Promotor. “Estas, comprovadas e dependendo da situação pode ser aplicado o TAC- Termo de ajuste de Conduta, quando se tratar de atos administrativos sanáveis, do contrário, instaura-se uma ação civil pública por improbidade administrativa”, explica Bussab.
Pode ser coincidência, mas um dia após a ligação de Jeferson Almeida, acessor do Promotor, à empresa Vivo, os telefones começaram a funcionar. Estavam sem funcionamento há meses.
“O MP atua como agente mobilizador e transformador conjuntamente com a sociedade organizada e no combate do crime organizado, do narcotráfico, da violação dos direitos humanos, e esses princípios vamos defender”, afirma Flávio Bussab.
Contente com a acolhida murbanense, Flavio Bussab, demonstra preocupação em fazer com que as pessoas entendam efetivamente o papel do Ministério Público na atuação em defesa da consolidação da democracia. No ritmo de sua atuação não será difícil as pessoas entenderem com exemplo o papel do MP, e se depender de boa acolhida, vai envelhecer por aqui, por que esta é uma característica da nossa gente.
O Purus Online, nesse registro histórico e, em nome dos murbanenses, dá as boas vindas!

Saiba mais sobre o Ministério Público em:

http://www.senado.gov.br/SF/legislacao/const/con1988/CON1988_20.12.2007/art_129_.htm





quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GOVERNO FECHA BR-364 TRECHO SENA AO JURUÁ AMANHÃ, 30

Deracre retira veículos durante toda a próxima semana

Aberta para o tráfego de veículos de carga e de passageiros desde o dia 11 de julho em toda sua extensão, a BR-364 volta a ser fechada nesta sexta-feira, 30, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). A decisão do órgão foi tomada após verificar o impacto das chuvas sobre a rodovia na semana passada. Mais de 2,6 mil veículos, entre carros, motos e ônibus, transitaram pela estrada no período de maio a outubro, totalizando um fluxo de 19,4 mil passageiros. Na próxima semana, o Deracre percorrerá todo o trecho orientando os motoristas tanto do Acre quanto de outros Estados do país a saírem do percurso por motivo de segurança.

O diretor do Deracre, Marcos Alexandre, lembra que a BR-364 está sendo construída com a rodovia aberta e que, por esse motivo, os cuidados devem ser redobrados para garantir um trânsito mais seguro. "Não podemos fechar a BR para construí-la. Todo esse trabalho acontece com o tráfego liberado e requer condições especiais para conviver com a construção e com o transporte", explica, orientando as pessoas que estão nos trechos em construção ou que pretendem voltar para casa a programar o retorno até o dia 30. Na próxima semana, o Deracre dará suporte aos condutores de veículos que ainda estiverem nos trechos mais complicados.

Este ano o fluxo de produtos na BR-364 representou o dobro do verificado em 2008. Até o fim da última semana, foram transportadas 152 mil toneladas entre gêneros alimentícios, material de construção, peças de vestuário, medicamentos, bebidas e outros artigos. No ano passado, esse número alcançou as 73 mil toneladas. O número de caminhões que circularam no período também foi maior em 2009. De maio a outubro, 10.158 veículos de carga transportaram produtos de primeira necessidade para os moradores da região. Em 2008, o Deracre registou um volume de 8.028 caminhões.

www.agencia.ac.gov.br

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Manoel Urbano pode perder aparelho de ultrasonografia por falta de uso

Manoel Urbano pode perder um aparelho de ultrasonografia (foto) de ultima geração, por estar sem uso desde o início do ano(2009).
Comprado com recursos federal - emenda do deputado federal Zico Bronzeado - o equipamento, que custou quase R$ 100 mil, está em processo de negociação para ser levado para Rio Branco, atesta alguns funcionários. O equipamento, que segundo o ex-secretário municipal de saúde Hermerson S. Negreiro de Almeida, pode realizar exames de ecocardiograma, obstetrícia, próstata, tiróide e outros, só funcionou por três ocasiões, na gestão do secretário Albert Paiva, que contratava profissional para vir ao município periodicamente, o que não foi feito nos últimos 10 meses.
"É uma pena que esse equipamento saia daqui, nos esforçamos muito para adquiri-lo e foi grande conquista para o município", disse Hermerson Almeida.
Funcionários municipais dão conta de que algumas pessoas da Secretaria de Estado de Saúde já estiveram no município falando em levar o equipamento. Outros comentam que essa conversa está sendo feita com o Secretário Francisco Euzir, e que possivelmente o aparelho será levado para a Fundação Hospital do Acre, em Rio Branco. O Secretário não foi procurado para confirmar ou não essa possibilidade.
O gestor deve fazer uma grande reflexão! Enquanto um equipamento tão caro e moderno como esse está enrolado em lençois, pessoas carentes do município se deslocam para Rio Branco ou Sena Madureira atrás do exame e geralmente pagam por ele. Há 10 meses esse equipamento não funciona. Seria mais um caso para o MP?
Convido todos os leitores do Purus Online, a postar seu apoio pela permanência do equipamento em Manoel Urbano e por seu funcionamento. O povo carente daqui agradece.

Acompanhando a progressão da ponte do Purus

Há um três meses atrás, o Purus Online, divulgava matéria sobre o início dos trabalhos de perfuração para os pilares da ponte sob o Purus. Hoje é impressionante para um murbanense sua evolução.
Dois dois lados do Purus os pilares estão fincados e bases feitas. Do lado esquerdo, os pilares tomam forma e já dá para visualizar a grandiosidade de 407 metros de ponte.
Pela altura dos últimos pilares, dá para ter noção do tamanho que será o aterro nas cabeceiras da ponte do Purus.
Há notícias que parte da ponte sob o Igarapé Macapá(27 km de Manoel Urbano), desabou esta semana passada. Nenhuma notícia oficial, mas quem passa por lá conta o fato.

Esplêndida...

Apuí, árvore típica da Amazônia. Chegada na balsa do Purus.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prefeito com a mão na massa

Muitas opiniões. Gerou a imagem do Prefeito em exercício, Francisco Sebastião Mendes(de boné, foto acima), fazendo coleta de lixo na cidade, no sábado(24).
Sem citar nomes, alguns comentários que ouvi dos moradores:
"Todos que não fazem nada(funcionários da Prefeitura), deviam fazer o mesmo!".
"Ainda bem que começou a fazer alguma coisa!"
"Ele tá dando o exemplo pros moradores".
"Esse é o trabalho dele? Sei não, acho que tem muita gente ganhando dinheiro da Prefeitura que devia tá no lugar dele e ele tinha que cuidar de outros serviços!".
O Prefeito em exercício explicou, "Estou ajudando, pra entender melhor os trabalhadores e o seu dia-a-dia".
Comentários à parte, a cidade está um lixão e a Prefeitura deveria ter tomado as providencias há muito tempo. O Prefeito pôs a mão na massa, literalmente, por ver a situação precária que está a cidade. "O Prefeito titular podia fazer pelos menos uma caminhada a pé pelos ramais, junto com os vereadores, pra entender o que a gente passa", comentou um agricultor.

Obra com recursos do Governo do Estado parada há 8 meses

Com recursos que poderiam suprir a demanda de tijolos no município, com a construção de mais um forno, a Olaria Comunitária tem obra parada há 8 meses. A Secretaria de Estado de Planejamento - SEPLAN-Acre, através do Convênio 002/2008 liberou 41 mil reais para a construção do novo forno que teria o objetivo de ampliar a produção de tijolos e atender a demanda da cidade, mas este encontra-se como obra inacabada.
Segundo o Secretário Municipal de Obras, na época da ordem de serviço, em março de 2009, para construir a chaminé do forno, faltou o cimento, o que levou a paralisação dos trabalhos e depois que a Prefeitura comprou o cimento o empreiteiro, responsável, estava trabalhando noutra empresa.
Nessa obra, R$ 20 mil foi gasto com mão-de-obra, explica o Secretário, que acrescenta a informação de que "o rapaz já está voltando para terminar o serviço" (conversa no dia 23 de outubro).
Hoje, 26, alguns homens estavam no local onde será construída a chaminé. Será que reiniciarão os trabalhos?
O problema da falta de tijolo em Manoel Urbano é tamanha, que para conseguir um milheiro de tijolo, é preciso esperar meses. No verão, alguns empresários compram tijolo de outros municípios, como Sena Madureira. No momento, os principais aflitos por falta de tijolo, são as empresas que constroem os módulos sanitários, de convênio federal.
Sobre o Convênio 002/2008 de R$ 41.000,00, a prestação de contas já foi feita!

domingo, 25 de outubro de 2009

Para se indignar: unidade móvel de saúde será levado pelas cheias do Purus

Resultado da aquisição de verba federal pelo convênio 502477, de 2005, de emenda do Deputado Federal Nilson Mourão, a Unidade Móvel de Saúde João Sobrera - no valor de R$ 120 mil - para atendimento de saúde dos ribeirinhos, espera as cheias do Rio Purus para ser levado por suas águas.
Um funcionário da Prefeitura disse esta semana passada que tirariam o motor e o resto a água levará. Para Nilson Mourão se entristecer e o povo amargar...
Literalmente pode-se dizer que isso é "dinheiro jogado no rio". O povo paga a conta pelas irresponsabilidades dos que deveriam tê-la.

sábado, 24 de outubro de 2009

Na corda bamba, prefeituras do Acre correm risco de não pagar 13º

Entre julho e agosto de 2008 e o mesmo período de 2009, a prefeitura do município de Brasiléia perdeu R$ 250.000,00 de investimentos. Segundo a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), os prefeitos ainda continuam amargando os reflexos da crise financeira internacional e quem não fez o dever de casa pode não ter caixa para pagar o décimo terceiro salário.

A confirmação é da diretora executiva da AMAC, Telma Chaves, que ainda não ver motivos para comemorações mesmo com os repasses de reposição do FPM realizados essa semana pelo governo federal.

"O momento ainda é de equilibrar as contas, continuar enxugando gastos e fazer cálculos para o pagamento do décimo terceiro. Quem não fez o dever de casa vai ter dificuldades sérias de honrar o compromisso", acrescentou.

Além desse problema a AMAC está preocupada com o poder de recuperação de 50% das prefeituras que ainda encontram-se no SIAF e Cauc [da Caixa Econômica Federal].

"O momento é crucial, porque até o final de dezembro, qualquer brecha de investimento a gente está liberando recursos, mas quaisquer umas dessas duas pendências impedem os municípios de receberem as emendas", comentou.

Entre os municípios, o campeão de pendências é o de Tarauacá do progressista Vando Torquato, com 7 processos, seguido de Mâncio Lima, Manoel Urbano e Porto Walter com 3 pendências, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Rodrigues Alves e Xapuri com 2 registros no SIAF e Santa Rosa com 1 pendência.

A Caixa Econômica Federal continua sendo a pedra no calcanhar de Aquiles dos prefeitos, ao Cauc devem ser informados os pagamentos de INSS/FGTS e as declarações de como estão sendo gastos os 15% de educação e 25% da saúde e o orçamento de 2009.

"Estamos nas batalhas junto a bancada federal para liberar os empenhos de 2009 e os restos a pagar de 2007/2008. Sem esses recursos não há investimentos em 2010", informou a diretora executiva.

Para quem conseguir se livrar das pendências, Telma assegura expectativas de melhores investimentos em 2010. A mesma análise é feita por economistas brasileiros que esperam a volta do crescimento do país em torno de 5% no próximo ano.

Jairo Carioca - Da redação de ac24horas

CPI em Santa Rosa do Purus


Por seis votos a três a Câmara Municipal de Santa Rosa aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, nesta sexta, 23, para investigar supostas irregularidades na administração municipal. A Oposição acusa o prefeito Zé Brasil (PT) de não prestar esclarecimentos confiáveis à população e à Câmara sobre os investimentos feitos no município.

Problema na internet – Os problemas para acessar à internet no município de Santa Rosa têm sido constantes o que tem prejudicado a postagem de matérias no portal da Câmara de Vereadores.

Piracema – Outro assunto desta sexta-feira no município é a grande quantidade de peixes subindo o rio Purus. Esse fenômeno é conhecido como Piracema, que é quando acontece o período de desova dos peixes.


Texto: Sandra Brito
Agência Aleac
Foto: oestadoacre.com

Tempo fechado!

O tempo está fechado aqui na região, e já há notícias, de funcionários da Empreiteira JM , de que no Km 40 já chove bastante. Os viajantes fiquem atentos. Choveu, parou! É mais seguro.
Na cidade e adjacências, há confirmação de leve sereno que não compromete nenhuma viagem.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Manoel Urbano volta a ter uma biblioteca pública

Com a presença de representantes dos governos Federal, Estadual e municipal e público local, foi inaugurada hoje(23), a nova biblioteca pública de Manoel Urbano.
Há aproximadamente 3 anos o município desativou a pequena biblioteca publica municipal, localizada no mesmo local onde hoje passa a funcionar a nova, e devia à comunidade murbanense um novo espaço de leitura. A nova biblioteca pública inaugurada hoje, vem de encontro com as expectativas dos murbanenses. A nova biblioteca traz anexo o Telecentro, do Programa de Inclusão Digital, uma aquisição resultante das parcerias do Ministério das Comunicações, Secretaria de Estado de Gestão e município.
A Biblioteca Pública, também foi resultante de parcerias dos governos. O Ministério da Cultura doou 2 mil livros, incluindo o espaço infantil de leitura. Desde terça-feira, uma equipe da Fundação Elias Mansour, cataloga e organiza os livros da biblioteca. Além destes, o município ganhou hoje 4 Arcas das Letras(foto 1), que foram distribuídas em áreas rurais do município(Serinal Itaúba, São Salvador - Baixo Purus, Ramal Alegria e Paissandú - Alto Purus), ambas adquiridas com parcerias do Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA, Governo do Estado e Prefeitura. A Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do MDA e foi representada pela Sra. Fátima Duk, Delegada da citada Secretaria e por sua equipe.
Uma tripla inauguração teve-se hoje, considerando que foram inauguradas, a Biblioteca Pública Municipal, o Telecentro e as Arcas das Letras, na zona rural. "Fomos levar a coisa mais importante que é a sabedoria, o que a traça não corrói. No final do Ramal Alegria tinha um ponto de leitura, isso é muito bom!," disse Assis Pereira, representante da FEM que passou o dia fazendo as entregas das Arcas das Letras, juntamente com Fátima Duk e Secretário Municipal de Educação Jazanias Lopes.
"Temos dois espaços interligados, a Biblioteca e o Telecentro. O cidadão vai poder acessar o mundo a custo zero, num espaço moderno e prazeroso", disse Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação. "Há muito, não tínhamos um espaço de leitura e pesquisa e agora estamos dando isso à Manoel Urbano", completou Mendes.
"Temos que ter todo cuidado com esse acervo", comentou a Professora Fátima Dantas, falando da importância dos livros. "Acho que vai melhorar muito", comentou Janvisla Almeida, estudante do Ensino Médio, na oportunidade da inauguração.
Segundo o Secretário de Educação Jazanias Lopes Mendes, o Telecentro, com computadores ligados a internet via satélite, e a biblioteca, funcionarão das 8 às 18 horas.
Depois da oportunidade da estrutura adquirida, é criar hábitos de leitura.


Nova eleição em Sena Madureira está marcada para 6 de dezembro

Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre aprovou as instruções e o novo calendário para a realização da eleição para prefeito e vice-prefeito no município de Sena Madureira.

De acordo com o novo calendário eleitoral aprovado pela Corte, as convenções partidárias para definição dos candidatos devem ser realizadas entre 5 e 8 de novembro. O registro das candidaturas poderá ser feito até o dia 9 de novembro. A propaganda eleitoral paga será permitida a partir do dia 10 de novembro. No rádio, a propaganda gratuita começa a partir do dia 22 de novembro. A eleição está marcada para o dia 6 de dezembro.

O novo calendário foi expedido em razão da segunda cassação do prefeito Nilson Areal e do vice, Jairo Cassiano, ocorrida no dia 6 de outubro. Ambos foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008.

Em uma ação de investigação judicial eleitoral, movida pela Coligação Por Uma Sena Melhor, Areal e Jairo foram condenados pela Justiça eleitoral por se beneficiarem de um cheque no valor de R$ 1.500,00 emitido pela Câmara de Vereadores do município e que teria o objetivo de pagar o aluguel de um prédio onde funcionaria o comitê eleitoral da coligação que os apoiava.

Em relação à primeira cassação do prefeito e do vice, por compra de votos, que também resultou na elaboração de um calendário eleitoral para nova eleição, a situação permanece indefinida, já que o TSE decidiu pela suspensão do pleito até que seja julgado o recurso especial interposto pelo prefeito cassado.
De: Contilnet

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

INCRA irá investir R$1.219.400.00 reais em Manoel Urbano afirma Plínio Derze


O INCRA irá investir R$1.219.400,00 reais no Projeto Liberdade no Município de Manoel Urbano, de acordo com o executor de Sena Madureira, Plínio Derze, o dinheiro irá beneficiar 67 famílias assentadas no projeto, e será investido na compra de implementos agrícolas, crédito habitação e fomento, cada família receberá o valor de R$18,200 reais, os créditos serão entregues durante uma reunião que será realizada no dia 3 de novembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade, por volta das 8 horas e contará com a participação dos representantes da Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, IMAC, IBAMA, Prefeitura Municipal e INCRA.
Os produtores rurais irão receber orientação durante a entrega, o dinheiro já está depositado na conta das associações Raiz de Davi, Acrevivo e Campo Verde, afirmou Plínio Derze. Com este recurso os assentados poderão se firmar em seus lotes e tirar da terra o sustento de suas famílias.

De: www.senaonline.net

Deputado pede intervenção do MPE na Prefeitura de Manoel Urbano

Redação,
Do oriobranco.net

N. Lima sugere que MP visite Manoel Urbano - O deputado N. Lima (DEM) leu na tribuna nesta quarta-feira, 21, matéria de um véiculo de notícias de Sena Madureira dando conta que o prefeito de Manoel Urbano, Manoel Almeida, deu entrevista comentando que não quer mais ser prefeito e, por isso, declarou que vai cumprir o mandato “tocando o barco de qualquer jeito”.

Para N. Lima, o Ministério Público deve fazer uma visita à cidade e passar por lá pelo menos uma semana apurando supostas irregularidades e averiguando o comportamento do prefeito. Segundo o deputado, o prefeito teria recebido repasses de R$ 1,7 milhão do ICMS das empreiteiras que executam obras no município e o dinheiro teria desaparecido.

Depois da chuva na BR 364...

Carro de luxo após um passeio pela BR 364 depois de uma chuva.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Judiciário murbanense adere à dia de paralisação nacional

Nesta quarta-feira (21) servidores do poder judiciário murbanense paralisaram os trabalhos na comarca. Esta iniciativa é em consonância com uma paralisação nacional em manifestação a uma resolução, aprovada no mês de setembro, que altera o horário de funcionamento dos órgãos.
A resolução estabelecida, pelo conselho nacional de justiça, prevê o aumento da carga horária de trabalho de seis para oito horas/dia, mas não contempla a estruturação das comarcas.
Depois de uma assembléia, no mês passado (setembro), os funcionários do poder judiciário decidiram realizar uma mobilização nacional manifestando a desaprovação à resolução. De acordo com a coordenação do movimento o problema é a falta de estrutura.
‘Em vez de aumentar a carga horária nós precisamos de estruturação dos tribunais. Nós queremos efetivamente que os magistrados sejam convocados, que concursos sejam realizados porque a deficiência nacional é imensa. Questionamos não o aumento da carga horária, mas sim a falta de estrutura para trabalhar. É preciso que se estruture as comarcas, faltam veículos, além de material de expediente. Nós trabalhamos com muita dificuldade. ’ Explicou um servidor de Santarém, Nerivaldo Lobato.
Em Manoel Urbano, os 7servidores da Comarca, prestaram serviço mas apenas para trabalhos internos e não atenderam ao público conforme diretiva da coordenação nacional do movimento.
A paralisação do judiciário, durou apenas o dia de quarta-feira(21).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Deracre reabre ruas na cidade

Com a ajuda de moradores e alguns funcionários da Prefeitura, o Deracre começou esta semana o serviço de reabertura de ruas na cidade. Ruas que estavam fechadas desde o ano passado, como a Travessa Monte Rei(foto abaixo), foi reaberta. "Estava passando da hora", comentou um morador do Bairro Aníbal Saraiva.
O trabalho é fruto de uma parceria, a Prefeitura alocou algumas máquinas e o Deracre disponibilizou outras para o serviço de limpeza e reabertura de ruas. É justo registrar que os moradores sempre dão uma maozinha...
Hoje a tarde(20), tive a notícia de que a caçamba(foto acima) quebrou e os trabalhos de aterro vão esperar um pouco mais...


Mãe aflita: vacina sem eficácia!

A vacina tríplice viral (contra Cachumba ou papeira, sarampo e rubéola) aplicada na última campanha de vacinação em Manoel Urbano, poderia está sem eficácia. Hoje(20), uma mãe procurou o Purus On Line para falar a respeito do assunto. "Meu filho tomou a vacina e depois de quase 30 dias pegou cachumba, isso não deveria acontecer", desabafou a mãe.
Essa é uma denúncia grave, tendo em vista que, se uma criança após ser vacinada como atesta a mãe, contraiu cachumba, pode também contrair as outras doenças e as demais crianças vacinadas podem está em risco.
Segundo a cidadã, a vacina aplicada, ficou quase 24 horas num bagageiro de um carro e só depois de tantas horas foi para o refrigerador. Esta pode ser uma provável causa da ineficiência da vacina, as mudanças de temperatura que sofrera. Mas há que se esgotar todas as hipóteses e possibilidades, para se chegar a uma conclusão sobre a questão.
O site não procurou os responsaveis pela campanha de vacinação, mas deixa o espaço aberto para explicações. A mãe, que procurou o site, prefere que seu nome seja mantido em sigilo(aqui), apesar de que o caso já está na boca do povo. Cidade pequena, notícias voam...

Matadouro municipal vira caso de justiça


O Matadouro Público Municipal se transformou nos últimos dias a pauta de conversas entre os murbanenses. As condições do Matadouro Municipal, são extremamente precárias e caso de justiça. É o que está acontecendo após a chegada do Promotor de Justiça Flávio Bussab que já foi ao local verificar a situação e dizem que ficou atônito com o que viu.

O caso é antigo. Em relatório ao Promotor, o Instituto de Defesa Agropecuária e Floresta do Acre - IDAF, local, elencou a situação do Matadouro, todo irregular, para resumir, ou seja, sem condição alguma, do ponto de vista técnico, sanitário e ambiental, de funcionar(clique na foto para ampliar).

Em resposta a um requerimento de 06 de novembro de 2006, de Heitor Tartari, chefe do IDAF na cidade, dando prazos para a Prefeitura fazer a regularização do Matadouro, o Prefeito Manoel Almeida assinou um termo de compromisso, dando ciência da situação e se comprometendo a fazer reformas, ainda em 2006.


Mas em dezembro de 2006, o Prefeito envia outro documento alegando falta de recursos para tal reforma. A situação é crítica. Primeiro o Matadouro fica a menos de 15 metros das residencias, os restos dos animais abatidos são jogados a céu aberto(veja foto)...

O mal cheiro é tamanho que pode ser comum a ânsia de vômito de quem chega ao local. Os ossos dos animais mortos são jogados proximo a um manancial que dá para o Purus e urubus parecem desfrutar do cemitério de animais ali, a menos de 10 metros do Matadouro. É uma cena chocante, em todos os pontos de vistas!

A precariedade higiênica do local fez-se criar uma super população de moscas dentro do espaço do prédio.

Atualmente, após serem abatidos, os bovinos ficam numa sala de aproximadamente 28 m2, que chamam de câmara fria, com um ar-condicionado de 19.000 BTUS. Os animais são abatidos às 15 horas e entregue no dia seguinte. Nesse intervalo de tempo ficam na "câmara fria". Comuns as reclamações... Por que?

O IDAF local, alega que como o matadouro está fora da Legislação, não é responsavél pela fiscalização, mas apenas, pela emissão da Guia de Transporte Animal - GTA. A coordenadora técnica da Vigilancia Sanitária do Municipio Marinês, diz que não conhece o Matadouro, pois a responsabilidade de inspeção é do Estado. "Somos responsáveis pelo transporte da carne, da inspeção das casas que vendem carne, mas o matadouro não é nossa competência", afirma Marinês.

A acessoria do Promotor Flávio Bussab, informou hoje(20), que o mesmo terá uma reunião com o Prefeito Manoel Almeida ainda esta semana e que a partir dessa, tomará as providências necessárias judicialmente, o mesmo não descarta a possibilidade de fechamento do Matadouro, caso a Prefeitura não solucione o problema. O Promotor pretende cuidar, a princípio, de casos que merecem urgencia, como da questão do Matadouro e o caso do Lixão, ambos dentro da cidade, e a situaçaõ da telefonia móvel no municipio há meses com problemas.

O Prefeito não foi procurado para falar a resepeito da matéria em questão, mas o espaço é democrátrico. O povo merece.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Escola D. Próspero lança projeto Leitura Ativa

Dia 9 de outubro a escola Dom Próspero Bernardi lançou o projeto “Leitura Ativa”, como ação do PDE. Essa ação surgiu a partir das necessidades de leitura dos alunos dos 5º ano. A abertura do projeto contou com a presença de várias autoridades do município, funcionários de outras escolas, pais de alunos e o representante da SEMEC. O professor do 5º ano “B”, Eucimar Tavares, fez a apresentação do projeto e ressaltou a importância do mesmo para o aprimoramento da leitura dos alunos. O professor pediu a colaboração dos alunos para o sucesso do projeto. "Esforços não vão faltar para garantir o brilho desta ação", disse Tavares. "Todos devem colaborar para que de fato o projeto torne uma ferramenta de aperfeiçoamento do conhecimento de nossos alunos", comentou Berenice Cristina, diretora da Escola Infantil. "A leitura é que nos leva ao verdadeiro conhecimento do mundo que vivemos", completou Berenice na fala de abertura do evento.
(Da esquerda para direita, Professor Eucimar Tavares)
O projeto Leitura Ativa, pretende despertar nos alunos o desejo pela a leitura e a escrita e seu término (13 de novembro), contará com premiações dos alunos com maior participação e desenvoltura nas atividades propostas pelos professores. Os prêmios serão patrocinados pela a Secretaria Municipal de Educação.

Obs.: Participação na matéria, Professor Eucimar Tavares. Fotos: Prof. Eucimar.



Mais um caminhão tombado na BR 364

Um caminhão furgão (foto) capotou na altura do quilômetro 20 da Br-364, sentido Sena/ Manuel Urbano, neste domingo, 18. O veículo havia saído de Sena Madureira e derrapou no solo escorregadio capotando na lateral. Os prejuízos materiais são visíveis na foto enviada pelo Sargento Monteiro da Polícia militar. Quanto ao motorista identificado por Cláudio, sofreu pequenas escoriações.
Esse é mais um acidente envolvendo caminhões que transportam mercadoria para cidades como Cruzeiro do Sul, no vale do Juruá.

De: www.folhadesena.com


domingo, 18 de outubro de 2009

O inverno se anuncia!

Foto de hoje a tarde. Ramal da Manga, em direção à BR 364.
Parece que o inverno começou de fato na região. Todos os dias chuvas parciais, serenos e ventos... Hoje a tarde (18), choveu em Manoel Urbano e adjacências. O tempo fechou e começou a correria de quem queria passar a chuva em casa ou de quem precisava sair dos poucos ramais abertos, antes da chuva.
Com a chuva, os trabalhos de pavimentação param. A cidade fica cheia de transeuntes, trabalhadores aproveitando a folga produzida pela chuva...
Com o inverno, os ramais fechados continuarão, às ruas com lixo se acrescentará a lama, as com mato, o mesmo crescerá...

Jovem acusado por tráfico de drogas é preso

Foi preso na manhã de ontem(17) no Bairro Anibal Saraiva, o jovem de 24 anos Elivaldo da Silva Brito, acusado de tráfico de drogas. Segundo o Policial Civil Gerson Cristóvão, investigações já estavam sendo feitas apurando denúncias de comercialização de drogas por Elivaldo no Bairro já citado.
"Já havíamos cumprido um mandado de busca e apreensão, mas nada tínhamos encontrado", disse Cristóvão sobre o caso. "Hoje pela manhã, recebemos uma nova denúncia e como já tinhamos um novo mandado, fomos ao local e o prendemos", acrescentou Cristóvão.
A pasta à base de cocaína estava em baixo da base de um canteiro no fundo do quintal(ver foto acima). Ao todo 13 embrulhos da substancia tóxica foram encontrados. No mandado de busca, a polícia recolheu também objetos do acusado sem nota fiscal e que supostamente foram adquiridos com dinheiro do tráfico.
Segundo Gerson Cristóvão, Elivaldo, alega em sua defesa que as drogas encontradas não são dele e que foram plantadas no local para incriminá-lo. O mesmo será encaminhado ao Delegado responsável por Manoel Urbano em Sena Madureira e certamente será encaminhado à Penitenciária Evaristo de Macedo.
Um fato lastimável!!!!!

sábado, 17 de outubro de 2009

Fechamento da BR 364 Sena/Cruzeiro do Sul

Dependendo das circunstâncias, o governo do Estado, por meio do Deracre, pode mandar fechar a BR-364 até Cruzeiro do Sul esta semana. Análises para a adoção da medida foram feitas. Chegaram a falar no fechamento oficial na terça-feira, 21.
Pavimentação de estrada é tema que mexe com a população. O governo resolveu admitir, de forma sutil, que não concluirá a BR-364 até o próximo ano. É isso que fica entendido nas peças publicitárias veiculadas nas emissoras de rádio e televisão. Para a execução dos trabalhos, segundo a propaganda oficial, será necessário “bom tempo”. O correto seria pedir tempo bom, com muito sol e pouca chuva.

De: www.pagina20.com.br

Alunos também comemoram dia do Mestre

Além da comemoração do dia do Professor hoje(17) pelo Sinteac, alunos da Escola Nazira não deixaram passar em branco a data e fizeram demonstração de carinho aos mestres com apresentações de músicas e discursos falando da importância do professor para suas vidas e futuro. Alunos de diferentes séries reuniram-se para oferecer aos seus professores congratulações.
A 6ª Série reuniu-se na Escola Municipal Mapinguarí, já os alunos do 2º Ano/Médio, reuniram-se na Escola Estadual D. Prospero Bernard.
"Fico feliz pelo gesto de carinho e de respeito que vocês tem por nós professores", falou o Professor Benenê aos alunos. De fato, o carinho e o respeito são igredientes necessários para a relação professor/aluno. O gesto dos alunos fica como exemplo e como pedida para mais empenho em prol da melhoria do ensino de Manoel Urbano. Bom que os alunos reconhecem a importância dos professores para suas vidas...

Sindicato da Educação comemora dia do professor

Com som ao vivo, churrasco, cerveja e a beira de um açude os trabalhadores em educação comemoraram hoje o Dia do Professor (15 de outubro). O SINTEAC escolheu o Balneário Sabor da Terra como local de comemoração, que durou o dia todo.
Hinos, piadas, brincadeiras e descontração marcaram o dia de quem esteve no local. "Os trabalhadores em educação mereciam mais momentos como esse", comentou um professor, reportando-se ao dia de lazer. A questão é que ninguém vive só de trabalho!

Manhã ensolarada

O dia amanheceu com o sol "tinindo"aqui no vale do Purus.
Sem nuvens no céu, vento soprando..., um dia bom para muitas atividades.

DEMOCRATAS murbanense elege Marcilo Silvestre como presidente municipal

Marcilo Silvestre Levi, 19 anos, é o novo presidente municipal dos Democratas murbanenses. Eleito no dia 10 de outubro em Conferência Municipal, o jovem Marcilo que chegou a disputar uma vaga ano passado ao Legislativo local, fala da necessidade de unificar o partido, fortalecer o grupo que atuou nas eleições 2008, trabalhar nas eleições de 2010 e já se preparar para as eleições de 2012.
"As eleições de 2010, será o espelho da de 2012, por isso temos que correr", afirma Marcilo.
Marcilo Silvestre tem muitos desafios pela frente e um deles é trabalhar a atuação dos dois vereadores Democratas como oposição ao Prefeito Manoel Almeida.