Na sexta-feira(28), uma pessoa que precisou de curativo enfaixo
u o local do ferimento com uma tôca cirúrgica(foto), pela falta de ataduras e de material para curativos, além disso, funcionários afirmam que falta soro, copos descartáveis e pasmem, até saco para lixo. "É só olhar e ver o descaso", comentou um cliente do posto Josefa mostrando a situação da sala de recepção.
No Posto de Saúde da Praça, como é conhecido o Posto de Saúde Inácio Dantas, a situação hoje, não é muito diferente no quesito odontológico. Dos dois médicos que atendem no local, uma está em licença maternidade e outro está fazendo atendimento no Rio Purus, por um período de aproximadamente 15 dias, informaram funcionários.
Neste posto há equipamentos modernos de ultrasonografia que servem para ilustar o descaso com a população que paga o exame. Neste fim de semana, segundo moradora, uma equipe médica particular esteve na cidade cobrando o exame de ultrasonografia e várias pessoas pagaram em torno de R$ 150,oo para tal. Enquanto o equipamento público, novo, aguarda numa sala do Posto de saúde da cidade em desuso.
Pessoas ainda reclamam que faltam medicamentos na farmácia pública da cidade como o histamin, anti-alérgico. "A saúde daqui tá muito mal das pernas", afirma um murbanense na fila de espera para uma consulta.
"O Secretário está resolvendo o problema, ele quer comprar um compressor bom e grande que atenda duas salas", afirma Valdemar falando da questão odontológica. Mas essa promessa já é de aproximadamente oito meses atrás.
A situação é grave e cabe às autoridades (vereadores, procuradoria do municipio, ministérios públicos) tomarem providencias, pois o municipio continua recebendo os recursos para cobertura desses serviços, mas não está chegando à população da forma que deve. Isso não seria improbidade administrativa, inobservância dos deveres públicos?
Secretário e Prefeito não foram encontrados para comentar a situação.
otorongo! te felicito pela brilhante matéria. só assim, a população murbanense saberá o que está acontecendo em nossos postos de saude e com essa "administração" que é despreparada para assumir politicamente nosso município.
ResponderExcluirUfa.. Até que em fim. Demorou mais saiu.
ResponderExcluirAfinal o Secretario é primo né.
Mas, deixe-me fazer uma pergunta, cadê o tão atuante Conselho Municipal de Saúde? o Dr. Luis com Emeson e CIA. Não tem usuário não, pois são eles que devem fazer a denuncia nos órgão competentes, e camâra de vereadores. Xiiiii.
Esses incompetentes tem que pedirem para sair.
O seu Critico.
ResponderExcluirNão sou mais secretário faz muito tempo.
E o Conselho ( o novo) foi reformulado a cerca de 1 mês. E só para lembrar sua 1ª reunião ordinária foi dia 28 do presente mês.
E não sou presidente do mesmo e sim apenas mais um Conselheiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir