quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tarde com chuva e ventos fortes

Um vento forte acompanhado de chuva deixou muitos murbanenses apreensivos nesta tarde de quarta-feira, 31. O tempo de chuva formou-se rápido e os ventos fortes fizeram alguns a correrem para suas casas por medo.
Rapidamente o céu azul deu espaço para nuvens carregadas de chuva e com ventos. Nenhum dano foi registrado além de algumas antenas parabólicas caídas, inclusive a minha.




terça-feira, 30 de agosto de 2011

Imagens do Festival de Praia 2011

Daniela Passos, foi eleita a Garota Verão 2011



Sem dúvidas o Festival de Praia de Manoel Urbano deste ano foi um dos que ficará na História e na memória dos murbanenses como um dos mais animados, pelo grande público e pela organização, considerada por muitos também a melhor de todos os anos.
O Festival é além do patrocínio de diversão, uma boa oportunidade para ganhar dinheiro.
Um público nunca visto num Festival de Praia em Manoel Urbano...
Os visitantes e murbanenses aproveitaram as águas límpidas do Purus...
As águas rasas permitiram a diversão de muitas crianças...
A segurança, foi elogiada pelos participantes do Festival de Praia e Pirarucu de Manoel Urbano neste ano. Homens das Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros marcaram presença e garantiram a segurança aos foliões da festa murbanense.
Na vista panorâmica, o público que prestigiou o Festival de Praia de Manoel Urbano...
Animado por bandas regionais...
... foliões em baixo das tendas, uma fuga do forte sol...
Alguns ainda fizeram arte nas areias do Purus...


Festa do Pirarucu na mídia. Clique nos links abaixo e veja mais matérias sobre a festa mais animada de Manoel Urbano.

Mais de 30 mil pessoas participaram das festividades do Festival de Pirarucu e Praia em Manoel Urbano. senaemdestaque.net

Feira do Pirarucu movimenta a cidade

A 5ª Feira do Pirarucu movimentou o fim de semana de Manoel Urbano. Em virtude da 5ª Feira do Pirarucu, várias atividades de cunho ambiental e econômico fizeram parte do o evento.

Na sexta-feria, 26, aconteceu o II Seminário de Manejo Participativo de Recursos Pesqueiros de Manoel Urbano. O Seminário teve o objetivo de integrar a ação de monitoramento dos acordos de pesca dos agentes ambientais voluntários do Municipio aos órgãos públicos de segurança e justiça(Ministério Público do Estado do Acre, Polícias Ambiental, Militar e Civil).
O Seminário foi organizado e teve participação de representantes do Governo do Acre, IBAMA, Ministério da Pesca, Prefeitura Municipal de Manoel Urbano e WWF-Brasil e ainda da Colônia de Pescadores do Municipio.
A feira foi também oportunidade para os estudantes aprofundarem e obterem conhecimentos. Ao longo da feira, alunos estudaram sobre o Manejo Participativo de Recursos Pesqueiros e o artesanato e suas potencialidades na região.
Deu-se inicio mesmo antes da Feira do Pirarucu, oficina de artesato com a confecção de biojóias de escamas de pirarucu e sementes. Mais de 20 mulheres participam da oficina.
Também acontece curso de corte de cabelos. Os cursos e oficina é ofertado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios através do Instituto D. Moacyr.
O participantes dos cursos terão incentivos e acompanhamentos da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios.




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Imagens: Comunidade recebe mais ruas do Programa Ruas do Povo

A alegira estava espanda no rosto dos murbenenses que receberam no último sábado, 27, o Governador Tião Viana, o Prefeito Chico Mendes, o Diretor-Presidente do DEPASA, Gildo César e outras autoridades que vieram para a solenidade de entrega de mais ruas pavimentadas em Manoel Urbano.

No itenerário da comitiva do Governador Tião Viana e Prefeito Chico Mendes, a passagem pelas ruas pavimentadas Assunção Magalhães, no Bairro Palheiral, a Macapá, no Bairro Antonio Dias e a Rua do Antigo Porto da cidade, no Bairro São Francisco.

No cumprimento das pessoas a satisfação em ter uma vida diferente a partir da pavimentação das ruas.
No Bairro São Francisco, a alegria pela pavimentação da Rua do Porto, antes tomada por mato e lama.
O Governador cumprimentou pessoas e recebeu muitos agradecimentos.
Várias pessoas saíram à rua para cumprimentar o Governador Tião Viana e Prefeito Chico Mendes.
O agradecimento do radialista Gilmar Mendes, morador da Rua do Antigo Porto.
Albede Veloso, cumprimenta e agradece o Governador pela pavimentação da Rua
Sr. Doca cumprimenta e agradece a pavimentação da Rua Assunção Magalhães.
"Agora vou pagar meu IPTU com satisfação", frase de Chiquito Braga, morador da Rua Assunção Magalhães.
Governador Tião Viana na casa de Dona Raimunda e Chico Rodrigues.
Na casa de Branca e Valdemar...
Cartaz de agradecimento ao Prefeito Chico Mendes e ao Govenardor Tião Viana pela pavimentação de Ruas da cidade.



Ruas do Povo leva mudança de vida para Manoel Urbano

O aposentado Albedes Veloso celebra a chegada da pavimentação e o mais importante, o fim do isolamento que ele, seus familiares e vizinhos estavam sujeitos há mais de 50 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)


Moradores deixam de usar sacolas nos pés para sair nas ruas e comemoram o fim do isolamento

Numa rua que antes até carro de boi atolava, desde o último sábado, 27, o aposentado Albedes Veloso celebra a chegada da pavimentação e o mais importante, o fim do isolamento que ele, seus familiares e vizinhos estavam sujeitos há mais de 50 anos. O aposentado mora na rua Ferreira Mendes, localizada no município de Manoel Urbano.

“Vivíamos isolados dentro da nossa própria cidade. Para sairmos daqui no inverno tinha que ser de bota sete léguas, se não, já ficava dentro da lama. Não tinha com levar uma criança ou idoso a qualquer lugar, tinha que levar nas costas, se não, não ia. Graças a Deus, ao senhor Jesus e a vocês que vieram nos tirar do isolamento”, disse Albedes Veloso ao encontrar o governador Tião Viana durante a entrega da rua onde mora.

A rua do senhor Albedes Veloso, que nos sábado já dava passagem a veículos e motocicletas, faz parte da lista de 14 ruas do município de Manoel Urbano que são da primeira etapa de obras do programa Ruas do Povo no município. Onze ruas já foram concluídas e entregues a população.

No último sábado, o governador Tião Viana, acompanhado pelo diretor do Depasa, Gildo César, deputado estadual Luís Tchê e pelo prefeito do município, Chico Mendes, entregou três ruas na cidade e ouvi muitos depoimentos emocionados da população local que agradeceu a chegada do programa Ruas do Povo.

Realização de um sonho

A dona de casa Zelma Albuquerque, que não acreditava que um dia a pavimentação chegasse até sua rua, se emocionou ao relatar que agora pode andar na rua onde mora sem sacola nos pés e sem precisar levar os filhos à escola carregando-os nas costas por causa da lama.
Ao lado do governador Tião Viana, a dona de casa Zelma Albuquerque, não acreditava que um dia a pavimentação chegasse até sua rua (Foto: Sérgio Vale/Secom)



“Eu dizia que era mais fácil a galinha criar dentes do que essa rua ser arrumada um dia. Eu dizia isso porque passei anos tendo que levar meus filhos para a escola carregando-os nas costas. Mas, até que um dia esse sonho foi realizado graças a Deus e a ao meu governador, essa rua representa muito na minha vida. Agora, a galinha que não criou dente esta lá em casa, dentro de uma panela”, contou Zelma Albuquerque.

O senhor Francisco Paulino, morador da rua Assunção Magalhães, era um dos moradores da rua, também satisfeito com a chegada das obras de pavimentação e melhoria na infraestrutura na sua cidade. Durante a visita do governador Tião Viana a sua rua ele garantiu que a partir deste ano será um fiel pagador de seus impostos porque está vendo o dinheiro que sendo investido na melhoria da situação da comunidade.

“Agora eu faço questão de pagar meu IPTU. Antes eu não nego, não pagava porque não via esse dinheiro voltar em benefício nenhum para nós, mas hoje eu estou vendo. A minha rua era tomada pelo mato e hoje está essa maravilha que vocês estão vendo, toda arrumada com tijolos. Isso é uma coisa que dá gosto de ver e sou muito agradecido por isso”, afirmou o morador.

Trabalho que garante a auto-estima de um povo

O governador Tião Viana observa que em oito meses de gestão é possível ver a mudança em algumas cidades do Acre. “Manoel Urbano é uma delas e se Deus quiser, até o meio do ano que vem ter todas as ruas desse município serão pavimentadas”, garante.
O programa Ruas do Povo vai pavimentar até 2014 todas as ruas de todas as cidades acreanas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Francisco Paulino, morador da rua Assunção Magalhães, também satisfeito com a chegada das obras do programa Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)



Luís Tchê, deputado estadual, ressalta que ações de investimentos como a proposta do programa Ruas do Povo, que visa pavimentar ruas dos 22 municípios do Acre levam a autoestima a população de todas as regiões do Estado.

“O governo Tião Viana está conseguindo resgatar a autoestima do povo do Acre, não apenas de Manoel Urbano. Aqui nós vemos que o governo tem a preocupação de não apenas fazer a rua, mas deixar o local para o esgotamento, a rede de água e depois fazer as calçadas”, destacou o parlamentar.

O diretor do Depasa, Gildo César declarou que a chegada do fim da primeira etapa do programa Ruas do Povo em Manoel Urbano é um momento de extrema alegria para ele e sua equipe.

“Temos a certeza que este é um momento de realizações de sonhos. O governo está de parabéns por esses investimentos e o Depasa continuará fazendo esse trabalho. Estamos finalizando a primeira etapa com 14 ruas e até o final do mês de setembro estaremos fazendo o envio para a licitação de mais 30 ruas, ao total 44 ruas e se encerra todo processo de pavimentação na cidade de Manoel Urbano”, revelou.

Garantia de mais investimento em infraestrutura

Durante a estada em Manoel Urbano, o governador Tião Viana anunciou com visível entusiasmo que o governo da presidente Dilma Rousseff assegurou o repasse de recursos para que o governo do Acre invista em esgotamento sanitário.

“Manoel Urbano terá ruas com esgotamento sanitário e água. Juntos, [governo estadual e federal] estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas dessa cidade que antes era muito sofrida, sem esperança. Essa expressão de confiança e de alegria das pessoas é que anima o governo”, disse o governador.

Gildo César revelou que Manoel Urbano será uma das primeiras cidades do Acre a ter água e esgoto.

Incentivo ao pequeno empreendimento

Ao visitar a Feira do Pirarucu, que acontece na cidade, Tião Viana conversou com um grupo de mulheres que confeccionam artesanato com escamas de pirarucu. Elas são coordenadas pela irmã Fátima. O empreendimento é uma ação da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).

O governo auxilia as mulheres artesãs e organizou a exposição dos produtos confeccionados a partir da escama do peixe.

Com a venda dos produtos as artesãs contam que conseguem complementar a renda familiar e ainda, são estimuladas a participar de oficinas e cursos que recebem o apoio da SEPN.

Para agradecer o apoio que tem recebido do Governo do Estado, as artesãs presentearam o governador Tião Viana com artesanato fabricado por elas.


Agencia de Notícias do Acre


sábado, 27 de agosto de 2011

Até 2014 as ruas de todas as cidades acreanas serão transformadas pelo programa Ruas do povo

A ação de pavimentar uma rua vai muito além de colocar tijolos e garantir o acesso e o padrão estético de um bairro. Uma rua pavimentada significa bem mais que isso na vida de um povo. Representa uma tarde de cadeiras na calçada para observar as crianças jogando bola. Uma ambulância que pode fazer um resgate. Alunos que podem chegar e sair da escola sem sujar os pés de lama, mães que não precisam tratar os filhos doentes por causa da poeira.


Município Quantidade de Ruas


Acrelândia 64


Assis Brasil 59


Brasiléia 126


Bujari 78


Capixaba 22


Cruzeiro do Sul 43


Epitaciolândia 124


Feijó 72


Jordão 25


Mancio Lima 24


Manoel Urbano 46


Marechal Thaumaturgo 24


Plácio de Castro 30


Porto Acre 77


Porto Walter 18


Rio Branco 2.020


Rodrigues Alves 19


Santa Rosa do Purus 11


Senador Guiomard 95


Sena Madureira 62


Tarauacá 41


Xapuri 59


TOTAL 3139

22 municípios

658 quilômetros de ruas

2,4 mil ruas pavimentadas

4,2 mil empregos diretos

10 mil empregos indiretos

R$ 600 milhões

Leia matéria completa na Agencia de Notícias do Acre. Clique aqui




Festa do Pirarucu Manejado de Manoel Urbano

A Festa do Pirarucu já está inserida no calendário de eventos do municipio de Manoel Urbano (Foto: Assessoria Seaprof)


Acontece em Manoel Urbano a quinta Festa do Pirarucu Manejado. O evento se estende até este domingo, 28. Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) a feira teve a sua estrutura montada no centro da cidade e conta com um grande número de colaboradores, impulsionando o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município.

Várias autoridades prestigiaram a solenidade de abertura da festa. Estavam presentes o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, o presidente da Colônia de Pescadores Z7, Manoel Pereira, Antonio Oviedo representante da WWF Brasil, Elio Ferreira da Silva, gerente da unidade local da Seaprof em Manoel Urbano, Francisco Mendes, prefeito do município e a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Manuel Urbano, Severina Selma.
A exposição do pirarucu vivo é uma das grandes atrações da festa (Foto: Assessoria Seaprof)


"Este evento é o resultado do trabalho realizado e significa um importante incremento na renda das famílias locais, que vão poder comercializar o que pescarem”, afirma Lourival Marques, secretário da Seaprof. Ainda de acordo com Lourival Marques, o aumento da quantidade de peixes capturados este ano demonstra os bons resultados do manejo, uma vez que a presença do pirarucu nos lagos vem crescendo.

Dando continuidade ao processo de gestão participativa, foi realizada também uma oficina para discussão de estratégias municipais de manejo da pesca. Instituições governamentais, não-governamentais, sindicatos, associações e pescadores se unem com o objetivo de idealizar uma proposta de inclusão e participação de todos e com apoio técnico e financeiro necessários.

Inovação na cozinha regional com 40 tipos de pratos à base de pirarucu (Foto: Assessoria Seaprof)


Localizado a 220 quilômetros da capital Rio Branco, o acesso a Manoel Urbano é pela BR-364, sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul. A estrada, em fase final de construção entre Sena Madureira e o município, facilita a chegada de muitos visitantes, levando turistas de outros municípios e estados vizinhos para prestigiem a festa. A estrutura da feira foi montada em proporções adequadas para oferecer o melhor acolhimento possível aos visitantes.

Quatro tendas para exposição e comercialização, um palco para apresentações de shows, e praça de alimentação, são algumas das atrações oferecidas na programação. Os restaurantes ofereceram Pirarucu à Casaca, Salada de Pirarucu com Grão de Bico, Filé de Pirarucu ao Molho Branco, Moqueca de Pirarucu Fresco com Camarão, Lasanha de Pirarucu e Isca de Pirarucu ao Molho Verde, uma grande diversidade de pratos à base de pirarucu. No palco se apresentaram artistas locais.

Assessoria Seaprof
Agencia de Notícias do Acre



V Feira do Pirarucu já começou

Gastronomia variada de pirarucu, amostra do peixe vivo, oficinas de artesanato, seminários sobre manejo e sustentabilidade e muitas outras atrações já dão o tom da V Festa do Pirarucu em Manoel Urbano.

Bandas locais e regionais animam o evento que é integrado com o Festival de Praia. Para quem gosta de folia é bom não perder! Quem gosta de tranquilidade vai encontrar na praia...



Novos rumos

Um gesto que simboliza uma nova página e um novo rumo na história de Manoel Urbano


Uma manhã inteira de caminhada foi feita pelo Prefeito Chico Mendes e sua equipe, com o destemido Diretor Presidente do DEPASA Gildo César e seus assessores pelas ruas de Manoel Urbano.

As andanças pelas ruas que mais pareciam ramais ou varadouros na manhã do dia 26 de Março de 2011, terminou 14:09 horas. Mais algumas conversas a olhar para o Mapa da cidade e estavam delineados os primeiros atos para um marco na História de vida da pequena e jovial Manoel Urbano: o lançamento do Programa Ruas do Povo.

A parceria Governo do Estado e Prefeitura, fez avançar o Programa em Manoel Urbano, em pouco tempo mais de 8 ruas receberam pavimento.

Um novo olhar para um novo rumo... e Manoel Urbano já desfruta de outra realidade. Como munícipe grato, tenho a felecidade de registrar o passo-a-passo da mudança de vida de nossas pessoas a partir dos novos caminhos que teremos...





O ontem e o hoje de uma das ruas mais antigas da cidade

Dentre todas as ruas de Manoel Urbano, a Rua do Porto, é considerada uma das mais antigas e mais importantes para vida dos murbanenses em suas primeiras décadas de emancipação, inclusive ganhando pavimento na década de 80.

Agora depois de muita espera, os moradores comemoram o pavimento, resultado da parceria entre o Governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Manoel Urbano.
A caminhada era muito difícil...
A Rua do Porto, que será inaugurada amanhã com a Presença do Governador Tião Viana e Prefeito Chico Mendes, foi muito movimentada em décadas passadas, inclusive com um comércio forte.
Já não oferecia trafegabilidade...
O hoje e o ontem dá a idéia do tamanho do benefício público que os moradores estão recebendo...
Pequenos comércios e novas moradias já começaram a se erguer às margens da nova Rua do Porto. Uma vida nova chega com o calçamento...
Se não fosse um ditado popular, as galinhas daqui estariam cheias de dentes, pois os moradores já não acreditavam na possibilidade de terem a rua pavimentada. A descrença é fruto de anos de descaso político.
O mato, o capim e a lama deram lugar a alegria de quem passeia e replaneja sua vida a partir de uma rua pavimentada, que representa novas possibilidades, inclusive econômicas...
O antigo porto foi desativado e os moradores da rua esquecidos por longos anos. Agora, a rua nova dá caminho para a praia onde acontece nesses dois dias o Festival de Praia.
O ontem da rua do Antigo Porto, uma memória que os moradores não quem mais lembrar...



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O agora e o antes da Rua Macapá

Vontade política e uma nova realidade para os moradores da Rua Macapá no Bairro Antonio Dias.
O antes é marcado por lama no inverno e muita poeira no verão.
O tijolo trouxe vida nova!