Construída na década de 1970, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, hoje São Sebastião, localizada em frente a praça de mesmo nome, no centro da cidade, foi um dos primeiros templos a ser erguido no Município de Manoel Urbano.
Em alvenaria, a igreja foi construída em anos, devido a dificuldade de tijolos e cimento. O local onde hoje está, foi decisão da comunidade da época, pois a primeira construção estava no curso da antiga pista de aviação.
A primeira Igreja Católica era construída em madeira e tinha em suas paredes a pintura da via sacra pintada por um artista italiano e a torre, também em madeira, era a beleza da arquitetura da época, segundo relatos de moradores.
O padre italiano Heitor Turine, da Ordem dos Servos de Maria, teve presença marcante nesse momento da história de Manoel Urbano, pois ajudou a articular a construção da Pista de aviação, inclusive a convencer a comunidade em retirar a primeira igreja do terreno onde foi construído o aeródromo. Segundo relatos de moradores, aproximadamente perto de onde hoje está sendo construída a escola modelo de ensino infantil.
A história da Igreja Católica de Manoel Urbano confunde-se com a das Irmãs Josefinas que foram as primeiras missionárias a se estabelecerem no Município.
Isso mesmo Benenê. Boa memória. Também acho que deveria der tombada como Patrimõnio Histórico Municipal.
ResponderExcluir