domingo, 5 de maio de 2013

Obras da BR-364 são retomadas para conclusão do último trecho


Em extensão, o sonho tem 642 quilômetros. Em anos de espera, mais de 40. Em investimentos, mais de R$ 1,1 bilhão somente entre 2007 e 2012. E agora as frentes de trabalho retomam as ações com intensidade para vencer os últimos 43 quilômetros que faltam para concluir definitivamente a BR-364, a última fronteira rodoviária brasileira. E os trabalhos recomeçaram nesta sexta-feira, 03, com a presença do governador Tião Viana, do Ministro dos Transportes, César Borges, e do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe.

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O ministro dos Transportes assistiu a um vídeo sobre a construção da estrada. “Confesso que me emocionei com essa epopeia que foi a construção da estrada ao longo de tantos anos. Estamos aqui para comemorar este último trecho que vai coroar a integração. Venho dizer que o governo federal não vai faltar ao governo do estado, o ex-presidente Lula não faltou e a presidente Dilma não faltará para a conclusão desta obra”, disse César Borges. O ministro também garantiu que o governo federal vai assumir, em parceria com o estado, a manutenção da estrada.
Para o governador Tião Viana a retomada das frentes de trabalho da BR-364 simbolizou a união de todos os municípios num momento de espera e fé (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o governador Tião Viana a retomada das frentes de trabalho da BR-364 simbolizou a união de todos os municípios num momento de espera e fé (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o governador Tião Viana a retomada das frentes de trabalho da BR-364 simbolizou a união de todos os municípios num momento de espera e fé (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o governador Tião Viana a retomada das frentes de trabalho da BR-364 simbolizou a união de todos os municípios num momento de espera e fé. “A história desta estrada começou em 1968 e ainda não tivemos a oportunidade de concluir. Agora temos o ministro aqui nos dizendo que está estendendo a mão em solidariedade. Não podíamos ter o estado dividido em um lado que tem oportunidades e outro lado que não tem oportunidade alguma. Precisávamos interligar e esta não é uma obra qualquer, ela é cheia de adversidades”, disse o governador.
 
O senador Aníbal Diniz lembrou que no momento em que a obra for concluída, o trabalho não terá acabado. “Será preciso um cuidado especial para manter a estrada e somos testemunhas do esforço do governador Tião Viana para dar manutenção na BR e mantê-la aberta, uma decisão de extrema coragem que ele tomou”, disse.
 
O desafio atual: restam poucos quilômetros

R$ 1,150 bilhão de investimentos nos últimos anos, recursos provenientes do Governo Federal/DNIT e Governo do Acre (período 2007-2012)
A solenidade aconteceu no acampamento do Massipira, distante 34 quilômetros de Feijó, num dos dois trechos da BR-364 que ainda estão em pavimento provisório. “Hoje nós demos o último grande passo para a conclusão da obra. Vamos pavimentar um trecho de 24 quilômetros entre Manoel Urbano e Feijó e outros de 19,5, entre Tarauacá e o Rio Gregório, com a sorte do verão ter começado um mês mais cedo este ano. As obras, na verdade, nunca pararam, pois nunca deixamos de dar manutenção em toda a estrada, mesmo durante o inverno rigoroso”, explicou o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ocírodo Júnior.

População comemora retomada das obras para vencer os últimos 43  quilômetros (Foto: Sérgio Vale/Secom)
População comemora retomada das obras para vencer os últimos 43 quilômetros (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Além dos dois trechos que serão concluídos, haverá frentes de trabalho responsáveis pela recuperação dos trechos que foram danificados pelo trânsito intenso durante o inverno.

Um pouco de história

A BR-364 começou a ser aberta em 1968 pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), do Exército Brasileiro. Na década de 1990 foi concluída a ligação entre Sena Madureira e Rio Branco, e o restante da estrada ficava totalmente intrafegável durante mais da metade do ano. A partir de 1999, quando a Frente Popular assumiu o governo do estado, todos os anos o Deracre garantia a reabertura da estrada no início do verão. Ela ficava trafegável até as primeiras chuvas do inverno. Em 2011 pela primeira vez a BR-364 ficou aberta de inverno a verão, permitindo o trânsito de caminhões, ônibus e veículos de passeio.

Agência de Notícias do Acre

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