quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

-Rally Gilberto Ferreira reune dezenas de espectadores

Acima, da esquerda para direita, Sérgio Fernandes dos Santos, ganhador do Rally na categoria amador, João Paulo ganhador na categoria profissional, Chico Antonio, segundo lugar na categoria profissional. A manhã de hoje, começou com salvas de fogos anunciando o Rally Gilberto Ferreira e foi caracterizado por grande animação de quem foi assistir a saída e a chegada dos competidores.
Ganhadores na categoria amador, os irmãos Vando e Vanderlei, impressionaram o público ao fazer o percurso em menos de meia hora. O percurso era composto de "muita lama, mato e morros de barro", disse Vanderlei, primeiro a completar o trajeto de 8 quilometros no rally.

Os competidores, encontraram além de muita lama, igarapés transbordantes, como o São João, logo na saída. "Não tem moleza, o caminho é dificil e cheio de obstáculos, é pra quem tem coragem", disse o 2º lugar na categoria 200, Joilde Mendes.


Alguns saíram com e voltaram sem suas motos, ficaram quebradas no percurso, como o competidor Goió que alcançou à linha de chegada a pé e de capacete na mão. O resultado do Ralluy ficou assim:
CATEGORIA 125
1º - Pequeno (Vanderlei Sabino)
2º - Grande (Vando Sabino)
3º - Sérgio Freitas
CATEGORIA 200
1º - Chico Antonio
2º - Joilde Mendes
3º - Protágoras
CATEGORIA PROFISSIONAL
1º - João Paulo (Sena Madureira)
2º - Chico Antonio (M. Urbano)
Os prêmios foram resultantes de arrecadação com empresários, funcionários da cidade e Prefeitura e variam de R$ 500,00 a R$ 1000,00.
Como disse um dos competidores, o mais importante do Rally é a adrenalina da competição, mas o prêmio é um incentivo para recuperar a moto.




terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ETA já voltou a funcionar e população receberá água ainda de manhã

Obtivemos agora há pouco(8:00h), a informação de que a Estação de Tratamento de Água de Manoel Urbano, danificada possivelmente por um raio em seu sistema elétrico no sábado, 26, já sofreu reparos e voltou a funcionar, tendo a previsão de ainda, no período da manhã começar o trabalho de normalização de seus serviços.
Segundo Rosemildo Candido, Gerente local do Deas, o equipamento foi reparado ontem a noite.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Raio atinge sistema eletrico do Deas e cidade completa 3 dias sem abastecimento de água

Hoje(28), completam três dias sem abastecimento de água na cidade de Manoel Urbano. Os motores deixaram de funcionar desde sábado, 26, quando funcionários do Deas, constataram um equipamento chamado relé de tempo, "queimado", o que implica no funcionamento do sistema de bombas. Uma explicação possível para o incidente, segundo o Gerente do Deas no município,
Rosemildo Cândido da Silva(foto), um raio pode ter atingido diretamente o equipamento, uma vez que o dia de sábado, amanheceu com forte chuva, relâmpagos e trovões. "Se fosse uma proveniente da rede elétrica o relé não teria queimado, pois existem dois sistemas antes dele, que é o registro geral e fusíveis que estão sem problema", argumenta o Rosemildo.
Para acalmar o desespero da população, sem água há quase três dias, Rosemildo informa que o Departamento técnico da empresa de abastecimento foi informada do problema no mesmo dia e já mandou um técnico que está vindo de barco para Manoel Urbano, fazer os reparos necessários. Considerando que o técnico está vindo de barco e se o mesmo andou a noite, hoje até o meio dia chega em Manoel Urbano. Então talvez tenhamos o envio de água ainda hoje a tarde...
Para Rosemildo o conserto do equipamento será rápido pois será feita apenas a troca de uma peça do sistema e tão logo isso aconteça, as bombas funcionarão até atender a demanda e normalizar a agenda de envio de água para as residências.
O município de Manoel Urbano possui 1.309 usuários ativos da rede de abastecimento do Deas.





Da esquerda para a direita, painel onde se encontra o relé de tempo.
Entenda como funciona o relé de tempo. Clique aqui.



domingo, 27 de dezembro de 2009

Hoje, treino e reconhecimento da trilha do Rally Gilberto Ferreira


Clique na figura abaixo e confira a programação da atração da cidade, organizada por murbanenses de espírito aventureiro e patrocinado por amantes do esporte local.

As inscrições estão abertas!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Pastoral da Criança murbanense comemora fim de ano com presentes e bons resultados

Com 16 anos de existência em Manoel Urbano, a Pastoral da Criança tem feito um grande trabalho de acompanhado a inúmeras crianças no município e os resultados do trabalho é comemorado a cada pesagem que hoje é chamada de "celebração da vida" feita a cada mês.
"Nós não pesamos simplesmente, acompanhamos a vida de cada criança, das mães e da família", diz Ir. Maria de Fátima Freitas, responsável pela Pastoral da Criança no municipio.
Após a pesagem, se for constatado desnutrição é distribuído a multi-mistura para corrigir o problema, além disso, acompanhamos a vacina e os primeiros passos da vida da criança", diz a Professora Jaqueline Albuquerque, uma das líderes da pastoral. "Me sinto feliz e realizada cada vez que vejo que estou contribuindo com a saúde de uma criança", afirma a também professora Maria Ribeiro, líder da pastoral.
Irmã Maria de Fátima, diz lamentar, que um problema de envio de relatórios, faz com que esses 8 grupos de acompanhamento das crianças em Manoel Urbano, não sejam considerados nos registros da Pastoral em outros níveis neste ano de 2009, mas trabalhará para corrigir a falha.
Hoje(26), foi um dia marcado por confraternizações nos grupos de acompanhamento. Com presentes doados e com direito a hot dog, bolos, sucos e refrigerastes, cada grupo em seus respectivos bairros comemoraram o fim de ano e os bons resultados do trabalho. Na casa da Professora Maria Ribeiro(foto acima), 68 crianças foram acompanhadas mensalmente ao longo de todo o 2009.
Irmã Maria de Fátima informa que todos os líderes da Pastoral da Criança são voluntários e que esta precisa de mais gente para o trabalho.
Irmã Maria de Fátima, lembra que a Prefeitura de Manoel Urbano contribuía com a Pastoral da Criança, mas já faz dois anos que a mesma deixou de contribuir com a ação da mesma, espera que em 2010, volte a contribuir.
A contribuição e a disponibilidade de quem quer que seja, é sempre muito bem aceita, afinal de contas qualquer ação em prol de uma criança, é uma ação em prol da vida, e a vida é o objetivo da Pastoral.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A espera do presente...

"É um presente de Natal se agente receber nosso pagamento", disse ontem(24), um dos homens que trabalha na limpeza da cidade, a espera de receber da Prefeitura 2 meses de pagamento atrasado. Foto acima, homens a espera da boa notícia. Minutos depois, o pagamento foi feito na própria Prefeitura, num guichê da sala de tributos.
O "presente" como chamaram o pagamento, foi enfim, dado!

Padrasto é acusado de violentar e matar enteada de 2 anos no Dia de Natal

De acordo com o delegado Antonio Alcestres, o acusado será interrogado até este sábado, 26

A Polícia Civil de Sena Madureira prendeu por volta de 11:30 horas da manhã desta sexta-feira, 25, o caseiro Magaiva Batista de Souza, 23, morador do Bairro 2° Distrito.
Ele figura como principal suspeito de ter violentado sexualmente sua enteada, A. A. M., 2 anos, que veio a óbito posteriormente.
Segundo a Polícia, a barbárie aconteceu na Colônia Trincheira, Rio Iaco, onde Magaiva estava cuidando de uma Chácara. Ele foi preso por uma equipe comandada pelo delegado Antônio Alceste numa residência do 2° Distrito.
Nas próximas horas o delegado entrará com um pedido de prisão preventiva em desfavor do acusado.

Corpo da criança apresenta sinais de estrangulamento

De acordo com as investigações, a mãe da menina, Alciete Moraes de Araújo, 20 anos(foto), teria ido à cidade de Sena Madureira comprar um carregador para o celular e deixou a filha aos cuidados do padrasto.

Ao retornar encontrou a menina nos braços do avô já sem vida, sendo conduzida ao Hospital de Sena.

Na delegacia, Alciete confidenciou que vive maritalmente com Magaiva há cerca de 7 meses. “O comportamento dele com a menina era muito bom. Nunca imaginei que fosse capaz de uma crueldade dessas,” afirmou.

Segundo a Polícia, o corpo da criança apresenta sinais de estrangulamento e mordidas no rosto e no braço. Além disso, o ânus dela encontra-se deformado. O corpo da menina está no necrotério do Hospital João Câncio Fernandes, mas será levado ao Instituto Médico Legal de Rio Branco para realização do exame cadavérico. Através de exames mais detalhados a polícia terá a comprovação.

Nas primeiras palavras trocadas com os policiais, o caseiro negou a acusações. Disse somente que teria ido no final de um campo pegar dois cavalos e quando retornou a menina havia caído de cima da casa, por isso, segundo ele, faleceu.

O delegado Antônio Alceste afirmou que a linha de investigação aponta até agora sua participação no caso. “Não podemos afirmar ainda se ele é o autor do crime, porém todas as suspeitas recaem sobre sua pessoa,” disse Alcestes.

Da redação de ContilNet.com.br

O pai e avós da criança são de Manoel Urbano e estão consternados com o ocorrido. À muito o que lamentar... a justiça deve ser feita sem dúvidas!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Muitas festas: é Natal!!

Os murbanenses vivem, apesar das dificuldades, com a chegada do Natal, momentos de festas. Festinhas, confraternizações, cartões, trocas de presentes, um bocado de coisas que ajudam ao reconcílio, a aproximações. O Natal é mesmo um momento santo!

As escolas vivem momentos de festas por um término de mais um período de estudo. Acima, foto da turma da EJA, comemorando o fim da primeira fase do curso. Ontem, 23, a Eja médio organizava para todos os professores uma jantar. "Temos que agradecer a contribuição e é o minimo que podemos fazer", dizia a aluna Elane Ferreira.
Dia 22, a Secretaria Municipal de Ação Social fazia festa com as familias do Programa Bolsa Familia no Ginásio Almiro Ferreira. "Vamos aproveitar a reunião e explicar as condicionantes para a suspensão do programa", falava Glória Cabanellas, Secretária Municipal de Ação Social.
No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Educação oferecia um almoço para todos os trabalhadores em educação do município. Um dia de festa no Balneário Sabor da Terra.
Ontem a noite, foi também a confraternização do grupo de Jovens da Igreja Católica JCM. Estavam lá irmã Fatima, Padre Gilson e outros convidados que antes do jantar se divertiram trocando presentes.
Também ontem, a Câmara de Vereadores se reuniu no Restaurante do Zé Simão, em clima natalino. Hoje a noite, é a vez da familia Taumaturgo que se reúne para ceiar no Balneário.
Hoje (24), o dia todo foi muito movimentado, principalmente nas lojas com promoções. Muita gente com muitas sacolas movimentaram o comércio de Manoel Urbano nesta véspera de Natal.
Muitas mensagens, preces, cumprimentos natalinos... é o clima de Natal!
O Purus On Line, na pessoa de Benenê, aproveita o ensejo, para desejar a você leitor, a você leitora, um belo e Feliz Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Embarque e desembarque

A partir do inverno forte, aqui, no Rio Purus, é a chegada e partida de passageiros, cargas, etc... Os barquinhos, são os principais meios de transportes no inverno.

Já chegou gás de cozinha!


Já chegou gás de cozinha em Manoel Urbano. Há três dias a cidade estava sem gás. Na foto ao lado no comércio do revendedor Chico Feijó, gaiola vazia.

"Estava fazendo o almoço e de repente o fogo acabou. Já procurei no Jorge, no Raimundo e nada, nenhum tem!". comentou hoje cedo dona Marlúcia Vaz.
Agora há pouco, foi confirmada com a empresária Keina Almeida, que um barco trouxera um carregamento. Certamente, logo será encaminhado a alguns postos de distribuição.
É bom esclarecer que a falta de gás na cidade, não quer dizer que toda a população esteja sem gás.
Sem mais acesso para o transporte de cargas pela BR 364, de agora em diante a tendência é que os barcos tomem a dianteira nos transportes de cargas e passageiros de Sena Madureira a Manoel Urbano.
O preços também tendem a aumentar nos próximos meses. Quanta falta faz uma estrada pavimentada!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Licitação para construção de 60 casas populares amanhã

Amanhã às 9 horas ocorrerá no Setor de Convênios da Prefeitura de Manoel Urbano, o primeiro estágio do processo licitatório para construção de 60 casas populares no município, com recursos provenientes de convênio com o Governo do Estado do Acre.
Segundo Albert Paiva, presidente da CPL, "a licitação acontecerá em dois lotes um, da construção de 15 casas e outro de 45 kits de casas que compreende o material de construção das mesmas".
No primeiro, a firma que ganhar construirá as casas. No segundo, comprará os kits e distribuirá as familias que as construirá.
Segundo Albert, até a hora do inicio do processo, a firma que tiver com documentação em dias pode entrar na concorrência, afinal de contas é pública, afirma.
O presidente da CPL, não soube informar o local onde serão construídas as novas moradias.

Foto: pagina20 de 27/07/2006.

Toyoteiros continuam desafiando a BR 364 e viajando de Sena a Manoel Urbano

Basta fazer uma pequena estiagem para toyoteiros encararem a BR 364 rumo a Sena Madureira. Hoje, o dia de sol, encorajou vários toyoteiros a seguir em direção a Sena. Edileuzo, Jailson, Zezinho, Sebastião, Dayson e outros, são os guerreiros do volante da toyota, basta uma oportunidade e lá estão na estrada.
Por volta das 9 horas de hoje(22/12), partiram alguns toyoteiros carregados de passageiros para o municipio vizinho.
"O trecho ruim é de aproximadamente 5 Km, do 32 ao 37, se mandassem arrumar lá, nós não parava", comentou o toyoteiro Jailson, hoje de manhã.
Um dos viajantes comenta que no trecho pior, é pago R$ 50,00 a um tratorista para puxe os carros nos atoleiros.
Bem que o Governo poderia ver a possibilidade de recuperar o trecho ruim para melhorar o trajeto dos murbanenses rumo a Sena Madureira. Está aí o pedido!
As viagens continuam no mínimo verão que fizer.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Encerramento do Ler para Aprender reune grande público

Bicicletas, cameras, celulares e outros objetos foram usados para premiar os ganhadores do Projeto de Leitura da Escola Municipal Antonia Mendes, encerrado no ginásio esportivo Almiro Ferreira, neste sábado 19.
Grande público marcou presença entre pais e convidados. Entre discursos de políticos locais e de representantes de igrejas, o anuncio de uma atividade de leitura por um aluno era feita.
Nos rostos dos alunos, a alegria. No rosto do diretor Moisés Torrejon, o contentamento que não deixou de elogiar os principais parceiros, os professores e professoras da escola.
O Purus On line deixa os parabéns aos idealizadores e realizadores do projeto de leitura.

Depois das chuvas, muitas reclamações

Quase0 em coro, se houvem as reclamações de moradores das ruas de Manoel Urbano depois das chuvas de inverno. Algumas ruas ficam dificil caminhar devido à lama. Como grande parte das ruas da cidade não possuem pavimentação, as chuvas causam transtorno ao murbanense devido à lama.
Algumas ruas, são projetadas e o nome "rua" é usado para designar os varadouros por onde as pessoas caminham.
"Esse é um exemplo do descaso e abandono", comentou o construtor Jamilton Mesquita, morador na Rua Valentim Ferreira Lima (ver foto acima), após a chuva de hoje a tarde. "Essa moto vai ficar aí muitos dias, não vou acabar com ela", comentou Jamilton sobre sua moto e da impossibilidade de trafegar na "rua" enlamaçada neste período de forte inverno.
André Narciso e Alexandre, vizinhos de Jamil, reiteram o descontetamento pelas condições precárias da rua.
Parafrasendo o grito mais famoso de protesto do socialismo,criado por Carl Marx, poderia-se dizer sobre a situação: moradores da ruas enlamaçadas de Manoel Urbano, uni-vos para lutar por pavimentação!

Guarda-chuvas na mão: o inverno veio com tudo

Nosso inverno amazonico começou com tudo! Nas terceira e quarta semanas de dezembro o volume de chuvas almentou muito na região do Purus. Chove todo dia e toda noite. Dificilmente ao longo do dia não chove duas ou tres vezes e em alguns o intervalo de uma chuva para outra é de meia ou uma hora, sem exageros!
De guarda-chuvas na mão, é como deve andar o que não quiser sair molhado aquele que decidir sair, mesmo que seja para um repentino passaio ou a fazer.


Orçamento ainda em aberto

Ainda hoje o Orçamento do Municipio de Manoel Urbano para o ano de 2009, continua em aberto, ou seja, não foi aprovado pela Camara de Vereadores.
A LOA, está com falhas segundo vereadores e precisa de ajustes principalmente no quesito, valor.
Vereadores e Prefeito ainda não chegaram a um consenso a respeito de quanto será o orçamento para o ano que vem e por isso, continuam discutindo a proposta orçamentária.
Vereadores estão preocupados, ano passado perderam repasses, este ano que vem querem prevenir. Os vereadores estão baseados no ditado popular, "se cochilar o cachimbo cai".
Até o dia 31, o debate tem que ser encerrado e a LOA votada, se não o municipio trabalhará com a Lei do ano anterior, ou seja, deste ano e com o orçamento, menor.

Imagem da noite: Rua Francisco Freitas iluminada

Boa surpresa tiveram os que andaram hoje por parte da Rua Francisco Freitas,
a mesma estava iluminada!
(Em frente a Escola Estadual Professora Nazira Anute de Lima)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Escolas encerram ano letivo com confraternizações

As escolas do municipio encerraram hoje o ano letivo 2009. Hoje o clima era de confraternização nas escolas D. Próspero Bernard e Antonia Mendes, além de alunos da UFAC.
Estou muito feliz pelo bom resultado que alcançamos. Esse um sucesso do coletivo, dos funcionários e equipe que construiu ao longo do ano, disse a Professora Berenice Cristina, diretora da Escola D. Prospero Bernard, comemorando 93,8% de aprovações.
Está marcado para amanhã a confraternização dos funcionários da Escola Nazira, que segue as aulas ainda semana que vem.

Praça ganha luzes e árvore de Natal

A Praça Nossa Senhora da Penha ganhou na ultima semana luzes de enfeites natalinos e uma árvore de Natal feito com garrafas peti.
A Praça Nossa Senhora da Penha é a única da cidade e até mês passado tinha apenas duas luzes funcionando às noites. Hoje, quem passa já sente a diferença com o gesto singelo de iluminar a pracinha.
É o espírito natalino!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Moradores reclamam da lama e do lixo nas ruas da cidade

" Mostra por favor nossa rua pra ver se alguém toma providência", pediu dona Maria Ivanir do Bairro São José ontem num intervalo de chuva. Em Manoel Urbano nos últimos cinco dias tem chovido. As chuvas estão sendo em intervalos de uma ou duas horas e as ruas, com o lixo ficam numa situação precária. Na foto acima uma rua do Bairro São José totalmente tomada por lixo.
A Prefeitura tem feito nos ultimos dias uma operação de limpeza das ruas da cidade, mas as intensas chuvas tem dificultado os trabalhos. Grande parte do lixo no meio da rua é resultado do trabalho dos funcionários da Prefeitura que capinam mas a chuva não dá tempo a retirada do lixo.
Moradores reclamam do lixo e da lama nas ruas da cidade, mas este parece ser um problema que não tem solução a curto prazo.

Rua Paulo VI, em hora de chuva. A frente, CRAS e posto de saúde Inácio Dantas.
(clique nas foto para ampliar)


Barqueiros começam a se preparar para as viagens Sena/Manoel Urbano

Nas últimas semanas o nível de água do Rio Purus subiu uma média 7 metros, afirmaram alguns barqueiros ontem(16). Com as cheias do Purus, os mesmos se praparam para começarem a regularidade das viagens de Sena Madureira a Manoel Urbano de barco.
Um dos funcionários do Recreio Euclides da Cunha, embarcação que faz o trajeto Sena/Manoel Urbano no inverno, afirmou que na próxima semana o mesmo já começará as viagens definindo agenda de chagadas e partidas da cidade.
A embarcação citada, desceu ontem para reparos na cidade de Sena Madureira. Mas além desse, outros barqueiros também fazem o trajeto Sena/Manoel Urbano.
Até hoje, mesmo com as fortes chuvas, toyoteiros desafiam a lama e rompem pela BR 364 o trecho Sena/Manoel Urbano. A passagem de toyota nesse trecho de 86 km, está custando R$ 50.00.
É a primeira vez que há transito de veículos na BR 364 nessa época do ano.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nilson Mourão pede ao Ministério Público Federal, investigação sobre perda do barco da saúde João Sobrera


As cenas da perda do Barco que funcionava como Unidade Móvel de Saúde, proveniente de Emendas do Deputado Federal Nilson Mourão, engolido pelas águas do Purus há poucos dias, além de chocar a sociedade acreana, foi causa, segundo o site Contilnet.com.br de pedido de investigação ao Ministério Público Federal pelo Deputado Federal Nilson Mourão.
"A Prefeitura de Manoel Urbano terá que responder na Justiça por esse evidente descaso e falta de responsabilidade com o bem público”, disse Mourão bastante revoltado, citou Contilnet. Diz ainda o site que, "Nilson Mourão lamentou o ocorrido, e disse que cumpriu sua obrigação ao destinar a emenda e ajudar na sua liberação. “O mesmo recurso foi liberado para as prefeituras de Santa Rosa, Feijó e Tarauacá, onde as embarcações estão em pleno funcionamento”, observa o parlamentar
A revolta pela perda do Barco, não é só do Deputado Nilson Mourão, mas também dos murbanenses. Em todos os lugares da cidade o caso é comentado como um absurdo que poderia ter sido evitado.
Leia na íntegra matéira aqui

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais um dia de chuva deixa ruas difíceis quase intrafegáveis

Uma das ruas principais da cidade a Mendes Araújo, ao longo de todo o dia, ficou dificil trafegar devido à camada de lama que se formou sobre a calçada de tijolo. Quem se arristou, correu risco, estava muito liso. Raimundo Silva, funcionários do Poder Judiciária, hoje achou melhor deixar sua moto em casa, diante do risco de cair nas ruas enlaçadas.
Em toda a cidade ouvia-se reclamações dos murbanense devido a lama. A Rua conhecida como do Baião, entrada para o Bairro da Pista, estava intrafegável devido ao atoleiro em sua entrada(ver foto acima).
Em Manoel Urbano hoje, fica difícil dizer qual rua está pior, pelo lixo e pela lama. As reclamações são constantes, atitudes é que não são tomadas, nem pela comunidade, nem pelas autoridades...
Essa é uma época difícil para Manoel Urbano, onde milhões de reais caem nos cofres públicos mesmo assim, ouve-se dizer das autoridades locais que não há recursos... Se não fosse trágico, seria engraçada nossa situação!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Dia de chuva e de ficar em casa!

Desde ontem chove em Manoel Urbano. O dia todo, paradas de meia, uma hora e começa o sereninho que vai engrossando até transformar-se em forte chuvas...
A chuva tem causado transtorno ao murbanense que é quase obrigado a ficar em casa diante da chuva e da lama.
Ruas intrafegáveis e buracos cheios dágua, impedem, principalmente pedestres, de transitar, devido ao perigo que a lama representa. Hoje quase em frente ao Auto Posto Purus, um agricultor caiu por escorregar numa camada fina de lama em cima da calçada de tijolo, no meio da rua Mendes Araújo, pequenos arranhões, apenas...
Esta rua hoje estava um perigo. Do início ao fim, lama.
O nível do Rio Purus aumenta a cada dia e por isso, mais as chuvas na BR, talvez seja paralisado o serviço de travessia de veículos no Purus.
Mas, sobre a situação da estrada um toyoteiro comenta: "A parte pior é da Prefeitura ao triángulo, saída da cidade, que a gente não sai da primeira marcha devido aos buracos. A BR tá muito melhor!". Sem comentários...
Como a câmera deste reles professor deixou de funcionar, "sem ver pra crer" e, considerando que uma assitencia técnica mais próxima fica a 230 km, capital, com trajeto complicado, fico devendo as imagens.

Comunidade se diverte nos jogos inter-classes da escola Nazira

Tendo o futebol como uma das únicas diversões, jovens murbanenses aproveitam os jogos inter-classes da escola Estadual Nazira Anute de Lima para diversão.
O ginásio estadual Almiro Ferreira, nesse fim de semana recebeu os alunos da escola Nazira e comunidade para prestigiar os jogos que tiveram como vencedores:
- A turma do 2º Ano B como campeões na disputa Nível Médio e
- A turma 7ª Série C, como campeões na disputa Nível Fundamental.
A comunidade juvenil murbanense reclama a falta de investimentos na cultura e no esporte. Sorte que são criativos!
Foto: Isabel

sábado, 12 de dezembro de 2009

Como previsto, Barco Hospital João Sobrera é levado pelas cheias do Purus

Foto do dia 24 de novembro de 2009 da Unidade Móvel de Saúde João Sobrera, do Convênio 502477 de 2005 (Portal transparencia do Governo Federal), cujos recursos são provenientes de Emenda do Deputado Federal Nilson Mourão.
Há três dias atrás, as cheias do Purus começaram a tomar o barco.

Esta é a cena de hoje, 12 de dezembro. O Barco Hospital João Sobrera, que fez apenas 3 viagens de atendimento aos moradores do Purus e que custou R$ 120 mil. já começa a ser levado pelas águas. Na foto acima, se ver apenas o ultimo toldo do barco que já é levado pela correnteza das águas.
Quem viu o barco ser levado pelas águas lastimou. Mas desde o dia 25 de outubro, quando foi feita a primeira matéria sobre o barco hospital, que não se viu gestos que pudessem salvar o patrimonio público que era principalmente dos ribeirinhos. O barco tinha apenas 3 anos de fabricação.
Esse caso e outros que vemos por aqui, chama-nos, a quem se considera cidadão, a uma reflexão, se isso é governo, o que é um desgoverno? E as autoridades federais, estaduais, municipais, vão deixar "por isso mesmo"?
Veja primeira matéria clicando aqui.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Escola investe em projeto de Leitura e Escrita

Os professores da Escola D. Próspero Bernard comemoram o resultado positivo do Projeto Leitura Ativa, realizado dia 4 no Centro de Cultura e Florestania da cidade. O projeto teve como objetivo principal incentivar e criar hábitos de leitura e escrita já nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
O projeto foi encerrado com um concurso de Redação e Leitura e teve premiação até ao décimo colocado. Na leitura para o público, o aluno Emerson T. A. Dantas, ficou como primeiro colocado. Já no concurso de redação, liderou a aluna Maria Eduarda L. Aguiar, ambos do Ensino Infantil.
A diretora da Escola Professora Berenice atribui o sucesso do projeto ao empenho de sua equipe de educadores e funcionários e dos alunos que levaram a sério as atividades.
Todos merecem méritos por esses projetos, por isso, o Purus Online, faz questão de divulgar. São iniciativas como essas que podem mudar para melhor, nossa educação.

Rio Purus terá leito limpo com emenda do Dep. Federal Fernando Melo

Deputado Fernando Melo e prefeito de Sena Madureira, Wanderley Zaire, são recebidos pelo ministro da Pesca

Brasília – No Acre, um quilômetro ramal (estrada vicinal) asfaltado custa R$ 1 milhão, enquanto um investimento de apenas R$ 100 mil é o suficiente para desobstruir uma extensão de 24 quilômetros de lagos e igarapés no Vale do Purus. A comparação foi demonstrada nesta quinta-feira pelo deputado Fernando Melo (PT-AC) ao ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim.

O parlamentar, um dos integrantes da Comissão de Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, é autor de emenda individual no valor de R$ 1,9 milhões ao Orçamento Geral da União para 2010, destinados à limpeza das águas naquela região.

Melo levou para o ministro diversas fotos de águas “poluídas” naturalmente por galhos, troncos de árvores e vegetação em excesso, um fenômeno que se arrasta ao longo dos anos, prejudicando a atividade pesqueira e a navegação naquela região.

– Limpar esses lagos e igarapés é tão importante quanto asfaltar um ramal, e os municípios não têm condições de fazer isso sozinhos – disse Melo ao ministro. Gregolim sensibilizou-se com a situação de pescadores e ribeirinhos, que não tem outra alternativa de transporte senão a canoa e pequenas embarcações.

De www.pagina20.com.br

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Curtas

NATAL

- Até que em fim! Com a chegada do Natal a Prefeitura resolveu fazer limpeza nas ruas da cidade. Algumas ruas estão ganhando capina nas laterais, recolhimento de lixo e alguns buracos estão sendo tapados. Bom para o povo, bom para a cidade!

- Algumas casas já começam a ganhar lâmpadas a piscar anunciando o Natal. Igrejas e pessoas de bem começam a se mobilizar para arrecadar donativos para os mais desfavorecidos...

EDUCAÇÃO

- Escolas municipais encerram aulas dia 18.

- A Escola Estadual ao que tudo indica vai a janeiro. É que os professores não fecharam carga horária anual. Ordem expressa!

POLÍTICA

- Alguns políticos locais, próximos ao Prefeito Manoel Almeida acreditam que Prefeito e Vereadores estão a mil maravilhas e em plena harmonia. Não se ver isso nos bastidores porém. Parece que alguém está sendo enganado nessa história, será que é o povo?!!! A história dirá.

- Sexta-feira(11), é a ultima sessão do ano no Legislativo mirim murbanense.

- Alguns projetos para serem votados, um deles a Lei Orçamentária Anual que estipula o orçamento para a Prefeitura em 2010, em mais de R$ 10 milhões. Os vereadores pedem correção da cifra, tendo em vista que este ano a LOA previu R$ 9 milhões, mas a Prefeitura movimentou mais de R$ 13.

- A Câmara perde com isso nos repasses de 8% do executivo para o legislativo . Alguns legisladores pensam que o executivo pode está com manobras nesse excesso de prudência em reduzir o orçamento, uma vez que o normal é aumentar e não reduzir o orçamento de um ano para o outro.

- Há ainda a previsão de muitos pagamentos de ISSQN proveniente das obras na BR 364, a Prefeitura em 2010.

- A CPI, criada para apurar supostas irregularidades na administração Manoel Almeida, trabalha no recesso, afirma o relator vereador Charles Brandão.


ELETROACRE

- Trocando redes e fazendo ajustes.

- A propósito, está sendo anunciada outra equipe para efetivação de corte aos consumidores inadiplentes, como no mês passado.

- Algumas pessoas em Manoel Urbano, continuam com o fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento.

ARVORE DE NATAL

- A praça Nossa Senhora da Penha está ganhando uma árvore de Natal, com material reciclável (garrafas peti).

- Bom exemplo!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia 12 no Chico Verde: Tropical Fest

" Ninguem vai querer perder!" É assim que caracteriza uma das organizadoras do evento Tropical Fest, no Club Chico Verde, dia 12, próximo sábado. Para quem queria uma coisa diferente, está aí:
O "Tropical Fest", com decoração especial, escolha da garota e garoto tropical 2009, além de sorteios de brindes aos participantes ao longo da festa. Cada comprador terá uma grande e boa surpresa ao chegar à sua mesa, quer saber? Tem que ir lá conferir.
A entrada no Tropical Fest fica pelo pagamento de R$ 5,00, mais um quilo de alimento, que terá caráter beneficente, afinal de contas é época de Natal.
O Tropical Fest, está sendo organizado pelas mais novas promotoras de evento da cidade, Michelle Cristóvão, Maria Liberdade e Eliane Morais.
Mais informações pelo telefone (068) 3611-1314

Mais uma embarcação no barranco


Para quem tem senso de responsabilidade é dificil fazer uma caminhada por Manoel Urbano e não se indignar com algumas coisas absurdas que se encontra.

Além de uma garagem carcomida pela irresponsabilidade nos veículos sucateados, um barco hospital quase afundando-se nas águas do Purus, agora mostramos, infelizmente, mais uma embarcação que poderia está servindo a algum morador das margens do Rio, mas está no barranco apodrecendo.

Como a foto mostra, este pertence a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistencia Social. Quanto tempo está aí sem servir a ninguém, não se sabe ao certo, mas alguns ribeirinhos atestam que "já faz algum tempo"e nossos registros fotográficos de julho já localizam o mesmo barco no mesmo local.

Este, a água não leva, está no barranco do lado direito do rio, longe da água, só uma enchente muito grande o levaria.

O espaço está aberto para explicações.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Muita chuva a noite

Perdura a chuva que começou no inicio da noite e até agora, quase meia noite, continua. A típica chuva de inverno, uma chuva amena que dura todo um período, na ocasião, a noite de segunda feira.
A lama é coisa certa nos bairros e na maioria das ruas da cidade. Só Deus sabe até quando essa situação vai durar.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Dia de festa!

FLAMENGO HEXACAMPEÃO

Depois de 17 anos, o torcedor do Flamengo nos quatro cantos do país pode encher os pulmões para gritar: Hexacampeão! Sob o comando de Pet e Adriano dentro de campo e Andrade fora dele, o Rubro-Negro conseguiu uma recuperação impressionante, que foi coroada com a vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio neste domingo, no Maracanã. Os heróis foram os zagueiros David e Ronaldo Angelim, com Róberson descontando para o Tricolor gaúcho (www.msnlancenet.com.br).
Mesmo antes do início do jogo, os flamenguistas murbanenses começaram a torcer com muitos fogos. Grupos de flamenguistas se uniram na torcida e no final do jogo com a vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio, alguns murbanenses, na euforia, ainda saíram em buzinasso pelas ruas da tranquila Manoel Urbano. A comemoração continua agora a noite em muitas residencias flamenguistas.




PRÉ - INAUGURAÇÃO DA MONTE GEREZIM

Na Escola Dom Próspero Bernard, reuniu-se hoje dezenas de pessoas para comemorar num almoço a pré-inauguração da Igreja Batista Monte Gerezim no Bairro Anibal Saraiva. A pré-inauguração foi consolidada com um culto a noite no novo templo da igreja. Nessa ocasião, aconteceu também a despedida do Pr. Julio Cásar e Pra. Zuleide que se mudam para Rio Branco.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Feira do Conhecimento revela valores

"Valeu a pena o trabalho que tivemos", disse a Professora Priscila Karige, ao ver sua turma terminar de fazer apresentação da música Lábios Compartídos do grupo espanhol Maná, em espanhol.
A Feira do Conhecimento estava programada no calendário escolar de 2009 e há duas semanas, professores e alunos trabalharam a exposição da mesma.
A escola teve como público, além dos alunos, a comunidade e alunos de outras escolas municipais, como da Escola Antonia Mendes.



"Gostei muito da criatividade dos alunos. Devemos dar oportunidade para os nossos alunos criarem e se orgulharem do que são capazes de fazer", disse a Professora Elizeuda Rodrigues, coordenadora de ensino da Escola Municipal Antonia Mendes.
"Busquei valorizar o que eles sabem", comentou Professora Leila Tavares, ao falar dos pratos que osproprios alunos da EJA elaboraram e trouxeram. As receitas foram editadas num pequeno livro postas ao lado dos pratos.

"Tivemos muita dificuldade em conseguir estudos sobre Manoel Urbano, mas está aí o que
conseguimos, um resultado bom", disse Igor Roberto de Lima, aluno do Ensino Médio.
"Pesquisamos muito a internet", admitiu Leandro Pereira da Silva, ao falar das pesquisas para a feira.
A Feira abrangeu temas como dança, música e cultura espanhola, curiosidades matématicas e a matemática no dia-a-dia, ciências naturais, reciclagem de lixo, geografia murbanense, gastronomia, história medieval, relacionamento da matemática e o sistema capitalista moderno, cultura afro-brasileira e leitura.
A Feira do Conhecimento teve as parcerias do Grupo de Capoeira Senzala e da Banda do Grupo
de Jovens Católicos JCM.
Os créditos aos funcionários da Escola que se empenharam no planejamento e realização, aos alunos que realizaram a Feira e mostraram do que são capazes. A escola Nazira, apesar dos problemas com superlotação de suas salas, falta de espaço de leitura e outros menores, mostra que está aos poucos alcançando bons resultuados no ensino.


Fotos: professor Rainério