Observação: para visualizar a portaria clique na imagem acima.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Prefeitura abrirá concurso para vagas de Agente Comunitário de Saúde
Pagamento de servidores saiu hoje
Creche continua sem funcionar
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Drogarias murbanenses correm risco de serem fechadas se não se regularizarem
Além da inspeção, a equipe manterá conversa com agentes de vigilância sanitária local, com o Secretário Municipal de Saúde Francisco Euzi e farão visitas às farmácias locais. Um dos objetivos da equipe é observar a Portaria 344/98 -Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, além de outros serviços que precisam de regularização sanitária.
Uma das exigências que será feita pela equipe de vigilância sanitária é a contratação de farmacêuticos para as drogarias da cidade, inclusive para a farmácia da Prefeitura. Ambas terão prazo de 15 dias para contratação desse profissional e poderão ser fechadas cao não se regularizarem. Os técnicos admitem “a flexibilidade, dentro do possível, para a regularização, considerando a realidade local, mas as soluções terão que ser encontradas e prazos terão que ser cumpridos para o bem das pessoas.”
Compõem a equipe de Vigilancia Sanitária, o Farmacêutico Tiaraju Paulo Mattos, a Engenheira Sanitarista Natilde Garcia Queiroz, a Fiscal de Vigilância Sanitária Albaniza Oliveira e o Chefe do Setor de Medicamentos Jucelino Alves. A equipe fica até hoje(30) na cidade e retorna possivelmente a tarde à capital Rio Branco.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Manoel Urbano receberá energia de hidrelétrica
Daqui o linhão segue rumo ao Juruá e alimentará de energia suas cidades.
A primeira fase da construção da subestação está quase concluída e a segunda, consiste na instalação dos equipamentos, que já está na cidade.
domingo, 27 de setembro de 2009
Alô Anatel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não se liga nem se recebe, a não ser por sorte, uma ligação!
sábado, 26 de setembro de 2009
Telefones em pane na cidade
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Mais um acidente na BR 364 com vítima fatal

Mais um acidente com vitima fatal na BR-364 sentido Sena a Manoel Urbano foi registrado na Delegacia Geral de Policia.
O fato aconteceu na noite de ontem quando o motorista Paulo Kleber de Souza dirigia um caminhão de placa BYG-3605 RO-Vilhena, com sentido ao vale do Juruá, quando na altura do Km 45 perdeu a direção do veiculo ocasionando o tombamento do mesmo.
Duas pessoas estavam na cabine e três na carroceria que fora jogados para fora do veiculo onde tiveram varias escoriações pelo o corpo. Devido ao impacto José Cleonilço da Silva 28 anos teve morte instantânea no local do acidente.
Os demais Caludiomar da Silva, Paulo Kleber, Antonio Gomes e Edmar Gomes foram salvos mas com vários ferimentos, onde foram atendidos pela Samu e encaminhados ao Pronto Socorro da Capital.
A Policia Rodoviária esteve no local onde fizeram a perícia para saber o motivo do acidente que fez uma vitima fatal.
Nilson Areal e Juarez Leitão têm cassação confirmada pelo TRE

A decisão deve ser publicada na edição de hoje do Diário Oficial da Justiça Eleitoral e, logo depois, o presidente da corte eleitoral, desembargador Arquilau de Castro Melo, cientifica os presidentes das Câmaras Municipais de Sena Madureira, Wanderley Zaire (PP), e de Feijó, Cláudio Braga (PT), da decisão.
Feita a comunicação, Zaire assume a prefeitura de Sena Madureira e Braga, a prefeitura de Feijó. Areal e Leitão podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, mas, exceto que consigam até amanhã uma liminar na corte suprema de Justiça para que sejam mantidos no cargo, terão que recorrer fora do mandato.O prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT), e seu vice-prefeito, Marco Antônio Lima (PSB) foram, cassados na semana passada. Eles são acusados de distribuir sacolões e tijolos em troca do voto dos eleitores. A ação contra Leitão foi movida pelo candidato derrotado nas eleições municipais de outubro de 2008, Raimundo Pinheiro (PSDB), o Dindim.
A cassação se deu com base no voto do relator e determina o afastamento imediato de Leitão e seu vice do mandato, assim como pagamento de multa no valor de 30 mil UFIRs e convocação de novas eleições em 60 dias, já que os dois foram eleitos com mais de 50% dos votos. Diz também que eles não podem disputar a nova eleição.
Nilson Areal e seu vice, Jairo Cassiano, foram cassados no final de agos

TRE define calendário eleitoral das novas eleições na próxima semana
Com a confirmação da cassação de Nilson Areal e Juarez, o Tribunal Regional Eleitoral começa a preparar, já na próxima semana, o processo eleitoral nos dois municípios para escolha dos novos prefeitos que devem ser eleitos em 60 dias.
O presidente da corte, desembargador Arquilau de Castro Melo informou, ao final da sessão de ontem, que o calendário eleitoral das eleições em Sena Madureira e Feijó será colocado em discussão para análise dos integrantes do Pleno do TRE já na sessão da próxima semana.
Tal calendário definirá, além dos prazos para registro de candidaturas e campanha eleitoral, a data da nova eleição, custos e convocação de mesários e toda a estrutura da justiça eleitoral para atuar no pleito. A expectativa é de que até o final de semana o calendário esteja concluído para que possa entrar em vigor.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Alfa 100 realiza curso de formação para professores
STR de Manoel Urbano reelege presidenta
Presidente da Colônia de Pescadores Z-7, em Brasília
Veja mais sobre a conferência no site: http://www.oecumene.radiovaticana.org
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Murbanenses realizam passaeta pela prevenção do câncer do colo do útero
Um dos principais motivos pela pouca procura do exame preventivo, segundo algumas conversas que tive, sobre o assunto, pode estar no desconhecimento sobre as doenças e o câncer e na vergonha em procurar um profissional.
"Deus me livre de mostrar minhas partes íntimas pra alguém!", comentou uma jovem hoje ao se falar do exame preventivo. Essa atitude pode representar um consenso na maioria das mulheres murbanenses, um pensamento que precisa ser modificado para o bem de todas.
A passeata organizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi singela, pelo número de pessoas, mas com um objetivo grandioso: conscientizar para salvar vidas.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Prefeito anuncia cortes nos salários de cargos comissionados para evitar demissões
domingo, 20 de setembro de 2009
CIÊNCIA: Sol castiga Terra com íons em período de suposta "calmaria", dizem cientistas

Da Reuters, em Cingapura
O Sol pode castigar a Terra com fortes ventos de íons que atrapalham as telecomunicações, a aviação e as redes elétricas mesmo quando está na fase "quieta" dos seus ciclos de 11 anos de atividade, afirmam pesquisadores americanos.
Cientistas tradicionalmente têm usado o número de manchas na superfície do Sol para medir sua atividade. O número de manchas solares atinge um pico no período chamado de máximo solar, e só depois começa a cair até atingir um mínimo e reiniciar o ciclo.
Nasa
Sol está em período de maior "calmaria" de seu ciclo de 11 anos; apesar disso, o astro castiga a Terra com fortes ventos de íons
Durante o pico, intensas erupções solares e tempestades geomagnéticas ejetam grandes quantidades de íons --partículas eletricamente carregadas- ao espaço. Quando essas partículas atingem o campo magnético da Terra, causam o belo espetáculo atmosférico das auroras polares, mas derrubam a comunicação com os satélites.
Cientistas do NCAR (Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA) e da Universidade de Michigan, porém, descobriram que a Terra foi bombardeada por intensos ventos solares no ano passado, quando o Sol parecia estar num período especialmente mais calmo
Balneário Sabor da Terra realiza Festival de Cerveja
sábado, 19 de setembro de 2009
Meta de vacinação contra pólio chega a 100%, afirma coordenação da campanha



Os dados obtidos na campanha de vacinação contaram com informações também da zona rural do municipio, como rios e ramais(foto acima, ACS Maria Auxiliadora em campanha de vacinação no Rio Purus).
Varadouros no meio da cidade
Na foto acima a projeção da Rua Joaquim Bandeira, que liga o bairro Antonio Dias ao São Francisco ou Cohab está tomada por mato e lama. A verdade é que parte das ruas da cidade hoje, são varadouros por onde andam os murbanenses, vide foto acima como ilustração.
"Essa rua é por onde passam os estudantes do Bairro São Francisco para a Nazira todo dia, e nós professores, deveriam pavimentá-la", diz a Professora Lilça. "Tá uma beleza hoje, não choveu, tá enchutinho o caminho, precisa ver num dia de chuva!", diz uma moradora da rua lembrando da lama no caminho cheio de paus por onde passam os moradores.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Palestras sobre gripe suína são realizadas nas escolas do município
Na pauta das pelestras estão abordados a definição, modo de transmissão, período de incubação, sintomas, diagnóstico, medicação e prevenção da gripe suína.
"Vocês devem ser multiplicadores dessa palestra", pediu Ursula aos estudantes da escola Nazira.
Prefeito Manoel Almeida cancela o Festival de Praia 2009!
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Ministério da Educação oferece curso de informática aos professores do município
Associação dos Servidores Municipais elege novo presidente para entidade
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
'Estrela' faz seu primeiro resgate real...em Manoel Urbano

'Estrela'
O helicóptero do Estado tem uma imensa estrela pintada em sua lataria e isso fez com o Ministério Público Federal recomendase ao governo que retirasse a pintura, pois poderia caracterizar propaganda para o partido que está no poder, o PT. O governo deu de ombros e divulgou que não acatará a orientação do MPF. Na capital o helicóptero está sendo chamado de 'Estrela', o que faz sentido.
Caixa Aqui: Posto avançado da Caixa Economica tira a cidade de apuros
sábado, 12 de setembro de 2009
Grupo Senzala começa os preparativos para execução de projeto financiado pela Fundação de Cultura
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Ordenamento territorial na BR 364
O governador Binho Marques assinou ontem decreto que institui a Limitação Administrativa Provisória (LAP) no trecho da BR-364 entre os igarapés Macapá, em Manuel Urbano, e Macipira, em Feijó, que restringe, entre outras atividades, desmatamentos e queimadas por sete meses até a consolidação dos estudos de ordenamento territorial na região.
O ato foi realizado em Sena Madureira com a presença do padre Paolino Baldassari, deputado estadual Luiz Tchê, secretários Eufran Amaral (Meio Ambiente) e Aníbal Diniz (Comunicação Social) e do presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Felismar Mesquita.
“Estou muito feliz em assinar este decreto”, disse o governador acerca do conjunto de ações que preparam a região para a construção da BR-364.
A medida está no âmbito da Zona de Atendimento Prioritário da BR-364 (ZAP BR). Por esse conceito, as famílias daquela região estarão estabelecidas na faixa de cinco quilômetros da rodovia com acesso direto às comunidades-pólo, as quais oferecerão serviços básicos ampliados, e às cidades, referência para todos os demais serviços. Com as comunidades perto da estrada não será necessário a abertura de ramais, cuja viabilidade é largamente prejudicada pelas condições de solo e clima da região. Os varadouros, estradas tradicionais, receberão manutenção e serão melhor utilizados.
O decreto de Marques busca apoiar a política de mitigação dos impactos da construção da BR-364 naquele trecho. O Iteracre já havia criado a Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas com atenção na área denominada Complexo Seringalístico Foz do Jurupari, de 520,1 mil hectares no município de Feijó. São ações, lembra o governador Binho Marques, voltadas ao ordenamento territorial local ao longo da BR-364 que materializam a política de desenvolvimento regional sustentável adotada pelo Acre. A área de abrangência da LAP é de cerca de 90 mil hectares mas estão sendo estudados para regularização 1.113 milhão de hectares. Essa região faz parte da Zona 3 do ZEE, e é crítica sob a ótica da regularização fundiária. Ao consolidar o processo, o Governo do Acre terá criado um mosaico de uso sustentável ao longo e ao centro da BR-364 na região das Glebas Afluente, Arez e parte de São Braz.
A partir disso, o plano de mitigação socioeconômico-ambiental do trecho entre Feijó e Manuel Urbano ganha um novo sistema de gestão - a Unidade de Gestão Territorial Integrada, que potencializa o conceito de Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) aplicado ao trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O Governo irá criar a UGAI Jurupari, que dará continuidade à política de construção de unidades de conservação, mecanismos de regularização fundiária e de contenção de desmatamento. As ações e políticas públicas serão coordenadas pelo Gabinete do Governador.
Na ZAP BR vivem cerca de 400 famílias, distribuídas em comunidades com base na agricultura familiar. “É isso que será consolidado, uma região ambientalmente sustentável voltada para a agricultura familiar”, disse Eufran Amaral, da Sema. Ao longo do trecho da ZAP BR serão afirmadas as comunidades-polo Pedro Mota Leitão, Boa Vista, Don Joaquim e Rio Moaco. O conjunto de secretarias e órgãos do Governo do Estado e parceiros do Governo Federal estarão apresentando alternativas ao desmate e ao uso do fogo às famílias.
De: www.pagina20.com.br
Morre Geraldo Gurgel de Mesquita, ex-governador do Acre (1919-2009)

O Governo do Estado do Acre manifesta grande pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo Gurgel de Mesquita, também conhecido por Barão Mesquita, ocorrido na manhã desta sexta-feira em Brasília, aos 90 anos de idade. Acreano nascido em Feijó, Mesquita foi um homem público honrado, ocupando desde os anos quarenta os mais destacados cargos públicos e políticos do Acre.
Foi professor de História do Colégio Acreano, jornalista combativo, secretário-geral e líder político ainda no Acre Território Federal. No começo dos anos sessenta, esteve na linha de frente da luta autonomista que levou à criação do novo Estado brasileiro em 1962. Exerceu os cargos políticos de deputado federal, senador e posteriormente de governador do Acre no período 1975-1979.
Na função de governador, em pleno regime militar, foi intransigente na defesa do extrativismo, enfrentando duras pressões de grupos financeiros e do próprio governo militar que planejaram ocupar o Acre com grandes fazendas. Graças à sua visão política, coragem e compromisso social, os seringueiros, ribeirinhos, posseiros e povos indígenas organizados conseguiram empatar um processo que desarrumava a vida dessas famílias e colocava o meio ambiente em risco.
Mesquita deixa esse enorme legado às gerações atuais e futuras do Acre: foi um homem assumidamente amazônico, honesto, ético, que assumiu apaixonadamente a defesa de sua terra e sua gente, e que se antecipou na defesa de um Acre extrativista, lúdico e sustentável.
O corpo de Geraldo Mesquita está sendo velado por seus familiares na cidade de Brasília, onde será sepultado às 11 horas deste sábado, 12 de setembro.
domingo, 6 de setembro de 2009
Empresária murbanense se destaca por ministrar cursos de arte com madeira, garrafas peti e sementes da Amazônia.
De forte espírito empreendedor, Raimundinha, dona de uma farmácia em Manoel Urbano, mudou para a capital onde montou uma pequena loja de confecções, mas o tempo para cuidar do empreendimento é pouco, pois agora os chamados para ministrar cursos de materiais recicláveis, madeira, paxiúba, E.V.A, e sementes são tantos que quase não para em casa.
Já ministrou cursos para muitas prefeituras do vale do Juruá como Tarauacá, Mancio Lima e Rodrigues Alves e por último Feijó, que aconteceu mês passado. Muitos dos ornamentos do Festival do açaí foi feito por ela e seus alunos feijoenses. No vale do Acre, já trabalhou para as prefeituras de Capixaba, Sena Madureira e Rio Branco e se prepara para ministrar o curso em seu município Manoel Urbano, dia 9 deste mês.
“Aquilo que ia ser lixo nós transformamos em luxo”, afirma Raimundinha sobre os trabalhos com garras descartáveis de refrigerante. “O trabalho que fazemos é uma forte contribuição ao meio ambiente, aos nossos netos e futuras gerações, além de que, se posto em prática uma forte fonte de renda”, diz sobre o trabalho com artesanato usando materiais recicláveis, madeiras e sementes amazônicas.
“Em alguns municípios grupos de pessoas já estão dando mais valor a esses trabalhos e já se organizam em associações e cooperativas, uma pessoa só não dá, mas várias pessoas trabalhando, aumenta a consciência ambiental, empresarial e a renda”. Comenta Raimundinha.
Raimundinha está aos poucos alargando sua experiência e já é considerada uma referencia estadual no trabalho que desenvolve.
E apropósito, Raimundinha aniversaria hoje(7), aproveito para dar-lhe os parabéns e desejar-lhe muito sucesso e felicidades.
sábado, 5 de setembro de 2009
As novas redes da Amazônia
Numa pesquisa inédita, Cartografia da blogosfera no Brasil, Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, mostra que essa conquista da Amazônia é recente. Sua equipe analisou 300 blogs em quatro capitais: Belém, no Pará, Manaus, no Amazonas, Rio Branco, no Acre, e Macapá, no Amapá. Promoveu ainda encontros em Porto Velho, Rondônia, e Boa Vista, Roraima. Concluiu que quase 90% dos blogueiros da Região Norte fincaram sua bandeira entre 2007 e 2009.
O blog foi o primeiro gênero de expressão nascido na internet – e não adaptado para ela. Ele tem o espírito libertário da rede, onde qualquer um pode se manifestar.
É verdade que não dá para confiar em tudo o que os blogs publicam. Há blogueiros que tentam substituir a atividade de jornalistas sem assumir os deveres correspondentes. Tanto no que se refere à apuração e checagem rigorosa das informações, quanto à responsabilidade por publicá-las.
Lá, eles assumiram o papel de divulgar informações e pontos de vista que até então não circulavam nem dentro da região, menos ainda fora. Realizaram a façanha de romper a barreira geográfica. Com a consultoria de Malini, ÉPOCA escolheu quatro blogs.