sexta-feira, 26 de julho de 2013

Falta de água pra beber, uma realidade na zona rural

No inverno água abundante, mas no verão, uma crise de água pra beber atormenta moradores das colônias da região que ver todos os igarapés secarem.

Para isso, andam quilômetros em busca de água para o consumo doméstico, como essa senhora da foto que anda mais de 2 km em busca de água de beber.

Uma realidade de muitos ramais agrícolas!

Foto imagem: pé de cubiu

Para quem não conhece esse é um pé de cubiu, planta nativa aqui da região, de frutos cítricos e que dá um suco maravilhoso. A semelhança é de um pé de jurubeba, mas engana-se quem a primeira vista pensar assim.

Não sei qual nome está catalogada, mas está a minha contribuição para o conhecimento dos curiosos que ainda não conhecem nem a planta nem o suco.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Foto imagem: Lua vista a partir da Amazônia

 Vista da Lua do meio da floresta...

Notinhas

Frio pega murbanenses de surpresa e principalmente os idosos reclamam do forte frio que parece ser mais intenso que os dos ultimos anos de friagem na região.

- Em Assembléia realizada na quinta-feira, 18, na sede do SINTEAC Murbanense, trabalhadores em educação decidem fim da greve que já durava mais de 15 dias.

- Aulas foram retomadas nesta segunda-feira, 22.

- Alunos reclamam toda hora do frio intenso na sala de aula.

- O forte frio anuncia início do verão que parece que agora vai pegar!

- Sinteac tinha reunião hoje com representantes da Prefeitura para apresentar proposta de melhoria salarial.

- Devagarinho ramais agrícolas são reabertos.
Ramal do Polo Castelinho aberto essa semana por máquinas do DERACRE.


Frio está 'fora dos padrões dos últimos 20 anos', diz pesquisador

Morador de Manoel Urbano, agasalhando-se em cobertor para se proteger do forte frio. Foto: Purus Online


Entrevistado pelo Acre TV desta quarta-feira (24) o coordenador do grupo de estudos e serviços ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, disse que a frente fria, que chegou ao Acre na noite de segunda-feira (22), está 'fora dos padrões dos últimos 20 anos'.

Fonseca diz que desde 1990 as 'friagens', como os fenômenos de queda brusca de temperatura são mais conhecidos no Acre, não ficavam abaixo de 10°C. Nesta quarta-feira, Rio Branco registrou a manhã mais fria dos últimos anos, com temperaturas de 8ºC.

"É uma situação inusitada, mas estudos realizados duas semanas atrás pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) previam que iríamos ter um frio considerado histórico", afirma.

De acordo com o pesquisador a menor temperatura já registrada pelos pesquisadores no Acre, ocorreu no dia 19 de julho de 1975 quando a mínima chegou a 6ºC. A segunda menor temperatura ocorreu seis anos depois em 21 de julho de 1981 quando os termômetros marcaram 6,4°C e a última vez que a temperatura ficou muito abaixo dos 10°C foi em 23 de maio de 1990, com 8,2°C.

O frio deve permanecer no Acre até a próxima sexta-feira (26). Depois disso, as temperaturas devem subir bastante. "A tendência de temperaturas altas vai continuar. É característico dos meses de agosto, setembro e outubro sobretudo no horário da tarde alcançar temperaturas maiores que 30°C", salienta.

Texto: G1 Acre

domingo, 21 de julho de 2013

Clarão no céu e estrondo assustam murbanenses

Um clarão no céu seguido de estrondo, assombrou os murbanenses agora há pouco por volta das 22:45 horas.

Várias pessoas testemunham que viram o clarão no céu como uma bola de fogo e logo depois um barulho parecido como o de um trovão ecoou, fazendo o chão trepidar, o que assustou muita gente que sentiu e viu.

De Sena Madureira, cidade a 86 Km de distancia, uma pessoa me ligou agora há pouco falando da bola de fogo que vira, e um morador da zona rural que fica a aproximadamente 20 Km da cidade ligou-me  assustado perguntado se eu tinha escutado o estrondo. 

Pelo visto trata-se de um meteorito que caiu aqui na região e pelo que se sentiu, não foi pequeno o impacto da queda de sabe lá o que caiu. E ainda, não foi longe daqui!

Os mais velhos da região Amazônica, chama de "curisco" e onde cai entra 7m de chão a dentro e emerge 7 anos depois!

Alguns que gostam de ficção, estão com medo de que sejam E.Ts, que podem ter pousado aqui, coisa pouco improvável!



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um espetáculo no entardecer Amazônico

Na câmera do meu celular, o registro de um pôr-do-sol magnífico que partilho com cada leitor e leitora do Purus Online.

No comments

Instituto Médico Legal - IML, na casa do idoso Chico Guilherme alvejado por uma barra de ferro na cabeça há duas semanas, o que provocou sua morte logo em seguida. Os culpados ainda foram encontrados, motivo de investigação policial.

Foto imagem

Lembrando dos tempos em que era novidade a chegada de um avião que nem sempre trazia boas notícias aos murbanenses.

Quando era inverno, o pagamento dos servidores públicos era trazido de avião, que sobrevoava a pista e soltava o malote com o dinheiro(pagamento) para que um funcionário da Prefeitura ou Correios pegasse e o fizesse.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Foto imagem: andando de pernas de pau

Fazia tempo que não via e sinceramente fiquei feliz em ver que uma cultura em brincadeira de criança não acabou, andar de pernas de pau.


Notinhas

- Verão pegou essa semana e máquinas do DERACRE intensificam abertura de ramais.

- Está em operação também, empresa que trabalha na instalação de redes elétricas do Programa Luz para Todos.

- Energia elétrica para muitos de nós é mais que especial pois é novidade e os traz grandes benefícos.

- Faz pouco tempo que vi, chegando do seringal, a luz elétrica e digo na linguagem do povo daqui, é algo muito importante.

- Energia é presságio de desenvolvimento, cabe elaborar o projeto de desenvolvimento e segui-lo.

-

- Vítima de espancamento, faleceu no domingo, 7, o aposentado Francisco Braga de Araújo, conhecido com Seu Chico Gulherme(Foto acima).

- Seu Chico foi atingido na cabeça por uma barra de ferro, o que provocou traumatismo craniano e o levou a morte. 

- A polícia procura suspeitos!

- Faleceu sexta-feira, 12, o murbanense Rizer Martins Freire. Zer, como era conhecido tinha  49 anos e morreu víttima de câncer. Parentes e amigos velam o corpo  de Zer nesse momento em sua residência.

- Trabalhadores em educação continuam em greve!

- Mais rodadas de negociação na próxima semana!

- Bom seria que chegassem a um consenso e acordo o mais rápido possível para o ano letivo continuar.

- Bom fim de semana leitores e leitoras do Purus Online!




CRAS e Projovem realizam Noite Cultural

 Uma realização do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Pró-Jovem, a cidade teve no sábado passado, 6, a I Noite Cultural.

Na programação jovens e adolescentes murbanenses, encenaram, cantaram e dançaram. O evento reuniu centenas de pessoas da comunidade.

domingo, 7 de julho de 2013

Notinhas

A espera de acordo entre Governo e Sindicato, trabalhadores em educação de Manoel Urbano aderiram ao movimento de paralisação.


Idoso é espancado
Está com estado de saúde bastante complicado o aposentado Chico Guilherme que fora agredido a golpes de barra de ferro nesta sexta-feira, 5, em sua própria residencia na Rua Castelo Branco ou Rua da Delegacia. Agentes da Polícia Civil e Militar procuram suspeitos do crime. Seu Chico Guilherme fora encontrado desacordado. A polícia aposta em tentativa de assalto.

Verão chuvoso
Está aí um fenômeno da natureza interessante, as constantes chuvas. Os veteranos dizem que esse é um comportamento novo da natureza. 

Ramais sendo abertos
Apesar da chuva, máquinas do DERACRE, estão trabalhando na reabertura de ramais.

Mal representados
Um político murbanense não anda bem no conceito de quem pratica esporte por aqui. É que de boca cheia o homem fala que esporte é sinônimo de vagabundagem. Tolerância zero para esportista! Tomara que mude de opinião senão...

ECC Murbanense
Estão reunidos no Encontro de Casais com Cristo - ECC, muitos casais católicos murbanense. O encontro começou nesta sexta-feira, 5 e terminará no Domingo e é realizado no Colégio Estadual Nazira Anute de Lima. Espiritualidade para casais cristãos.

Foto imagem: entardecer

No finalzinho de tarde, sentado no banquinho em frente a casa do primo Moisés, companhia de Chico Ferreira e olhando para o pé de miratoar no quintal da casa de minha mãe e um espetáculo nas nuvens do entardecer....

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Talentos: jovens dão show de teatro em festa junina

Jovens murbanenses dão show em teatro apresentado no sábado, 29. Na ocasião do casamento, parte do teatro que encena um casamento na dança da quadrilha, os meninos e meninas murbanenses, a maioria adolescentes, encantaram com risos os expectadores, mostrando com muito improviso, principalmente, o talento humorístico.
 A apresentação das quadrilhas aconteceram no Ginásio Almiro Ferreira, no sábado, 29.
Veja mais fotos. Clique aqui.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Discagem 911 e 112 farão parte das chamadas de emergência durante grandes eventos no País

O período para contribuições à proposta de alteração do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP), aprovado pela Resolução nº 477/2007, já está vigente, desde o dia 1º de julho. A meta é permitir a realização de chamadas para o atendimento de emergências do serviço público (Polícia Militar) por meio dos códigos 112 e 911. Atualmente, esses são os números de emergência adotados pela Europa e pelos Estados Unidos, respectivamente.

A medida também vai possibilitar que os serviços de emergência possam ser utilizados por visitantes internacionais, especialmente durante os grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. 

O texto está disponível, por meio da Consulta Pública nº 27, no Sistema Interativo de Acompanhamento de Consultas Públicas (Sacp), até o próximo dia 16 de julho.

Serão também consideradas as manifestações recebidas até às 18h do dia 16 de julho, que forem encaminhadas por carta, fax ou correio eletrônico para:

Telefones de utilidade pública

Editado pela Anatel em 2004, o Regulamento sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública e de Apoio ao Serviço Telefônico Fixo Comutado uniformizou, em todo o Brasil, os códigos dos serviços de emergência, de utilidade pública e de apoio aos serviços de telefonia fixa. Todas as chamadas para os serviços públicos de emergência são gratuitas. 

As chamadas para os demais serviços de utilidade pública, por sua vez, poderão ser tarifadas pelo valor de uma chamada local, embora a prestação do serviço propriamente dita seja gratuita.

As consultas ao Serviço de Informação de Código de Acesso de Assinante (102) não terão custo, apenas se o número solicitado não figurar na Lista Telefônica Obrigatória e Gratuita ou quando o pedido de informação for originado de um telefone público. 

Chamadas para o Centro de Atendimento para Intermediação da Comunicação para Portadores de Necessidades Especiais (142) só serão tarifadas quando a comunicação entre o assinante e o destinatário for efetivada.

Foto imagem: ontem tardinha

Como o verão não chega, as nuvens de chuva fazem um espetáculo transformando os raios do sol num esplendor...

Hélio Mello, a vida amazônica em pinturas

No centro da capital do Acre, Rio Branco, na parede da Biblioteca Pública, a marca do artista acriano Hélio Mello, que apaixonado pela Amazônia, passou a vida tocando e pintando a vida do seringueiro e do morador das nossas matas.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Foto imagem: refeição do dia...

Uma alegria fazem os periquitos no pé de côco da vizinha Zilda ao se reunirem para uma saborosa refeição nas flores do coqueiro... 

Beleza verde e amarelo...