segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Temporal causa medo, estragos e prejuízos em Manoel Urbano

Parceria: trabalhadores do Programa Luz para Todos contribuíram na recuperação das redes elétricas.


Poucas horas de chuva com forte ventania, foi o suficiente para deixar parte da cidade de Manoel Urbano, na escuridão, sem abastecimento de água e inúmeras casas e prédios públicos destelhados.
Campo de futebol na hora da chuva.


Foram muitas as reclamações depois da forte ventania. Moradores e empresários, começaram a contabilizar os prejuízos causados pelo vento forte e pela chuva do final da tarde. A chuva com ventania foi tão forte que a visibilidade ficou quase zero, mesmo para quem ainda se arriscava a transitar pelas ruas.
Escritório do Deas atingida por árvore sob a ação do forte vento.

Em todos os bairros da cidade se ouviu falar dos resultados da chuva. Sérgio Garcia teve parte de seu comércio destelhado e já contabilizava prejuízos de mercadoria, assim como Gilberto ProLink, que teve parte de sua loja no centro da cidade descoberta pela forte ventania e outros moradores, como a residência do ex-Prefeito Manoel Almeida e do comerciante Mário Jorge.

Ao passar pelo Auto Posto Purus, vê-se parte do forro de sua estrutura no meio da rua, arrancada pela ventania.

Além do destelhamento, o vento derrubou parte da cerca da Escola Nazira Anute de Lima.

Vários prédios públicos ficaram avariados depois da chuva de hoje. Além do prédio do Escritório do Deas e sua Estação de Tratamento, a Sede da Comarca da cidade e Escola Nazira Anute de Lima também sentiram o impacto do vento.
Parte da vegetação que estava no foco da ventania sofreu, como essa árvore em frente a residência de Dr. Luís Fernando Borja, na Rua Mendes Araújo, que caira em cima da rede elétrica.
O Centro da cidade, também foi atingido pelo forte vento. Há comentários de barracas de camelôs que caíram sob ação do vento e fachadas que desabaram.

Agora, por volta das 22:00 horas, a energia foi restabelecida em toda a cidade. Tendo energia, a distribuição de água pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento -DEAS, também foi restabelecida.

Amanhã, teremos mais notícias sobre os estragos da chuva de hoje.


Carrocinha se desprende de moto e causa acidente

Parte da peça do engate de uma carrocinha de moto quebra e carroça provoca acidente na Rua Mendes Araújo nesta segunda-feira(30).

Não foi possível obter informações a cerca do condutor da moto que transportava a carrocinha(foto abaixo) na Rua Mendes Araújo, mas populares comentaram que o mesmo trabalha para um comerciante local. Coincidentemente passava quando ainda encontrava-se a
espera de socorro o Sr. Antonio Gabiati. O mesmo foi atingido pela carroça que tendo parte do engate quebrado, o atingiu.

Sr. Antonio, teve ferimentos leves e foi socorrido por seu filho que levou-o ao hospital da cidade. O acidente aconteceu próximo a sua residência no supracitado endereço.

A Polícia Civil esteve no local.


Artigo: Estresse: o mal do século

Por Carlos Prates


Com base em experiência pessoal, debate com colegas e alunos, desejamos debater com você este importante tema. O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo, quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação, afirmam os especialistas.

Sintomas do estresse

Conversando esta semana com um amigo meu, que é médico, ele afirmou:

“As manifestações das doenças tem relação direta com o comportamento do doente e das defesas do organismo”. Para muitos psiquiatras e psicólogos as situações que podem levar ao estresse têm relação direta com a personalidade de cada um, ambiente social e de trabalho, expectativas em relação à vida, entre outros motivos.

Os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes, tais como irritabilidade, cansaço, insônia, pressão alta, dores no corpo, falta de concentração, problemas digestivos, sexuais, pânico e o mais temido de todos – depressão.

De 1979 a 1995 eu trabalhei em banco. Senti de perto os horrores do estresse e os impactos das novas tecnologias. Antes de deixar a profissão de bancário, acumulei quase todos os sintomas. Por outro lado, sei que para muitos a solução não é a mudança da atividade profissional. Talvez até queiram mudar, porém, encontram dificuldades. Assim, o mais razoável é ter atitude para modificar comportamentos.

Há atividades profissionais que, pelas suas próprias características, submetem as pessoas ao desencadeamento de fatores estressantes:

- Policiais, motoristas de ônibus, controladores de vôos, profissionais de saúde, executivos, professores, bancários, operadores de telemarketing, donas de casa, entre outras.

Causas do estresse

Os motivos são inúmeros e podem ter um peso maior ou menor, a depender da personalidade e da atividade profissional. Creio que as maiores causas estão relacionadas com:

I) Esforço X recompensa pelo que faz. Gostar do que faz é imprescindível, entretanto, a maioria trabalha no que não deseja e precisa se adaptar à realidade. Fazer do limão uma limonada.

II) Exigências do mercado de trabalho. Às vezes é preciso ser quase super-homem para se “enquadrar no perfil” desejado pela empresa – motivado, criativo, comunicação fluente, trabalhar em equipe, saber se relacionar e administrar os conflitos, entre outras características. Não é basta ter algumas. É preciso ter todas. Na vida pessoal as cobranças continuam – mulher, marido, filhos, amigos, parentes e, a principal, você mesmo!

III) Carga horária elevada. Com o advento das novas tecnologias foram “prometidas” mais horas para o lazer e o ócio. O que percebemos na prática é um aumento do trabalho intelectual. Com a internet e o celular, as nossas vidas profissional e pessoal estão “plugadas” 24 horas.

IV) O trânsito cada vez mais engarrafado e o aumento de habitantes por metro quadrado. Quem vive e trabalha numa grande cidade está mais propenso a sofrer estes problemas.

V) Desejo de acumular poder, dinheiro e bens materiais. Quase tudo na vida funciona semelhante a uma faca: “um lado alisa e o outro corta”. Creio que é impossível ter qualidade de vida sem abrir mão de alguma coisa. Quanto mais crescemos profissional e socialmente, mais somos cobrados. Quanto mais consumimos, mais temos que ganhar dinheiro para quitar os débitos. Não basta ter um bom automóvel, tem que ser do ano e melhor do que o do seu vizinho, assim apregoa a propaganda.

Como podemos perceber, a relação é longa e pode ser acrescida de mais itens, conforme a personalidade e o modo de viver de cada um de nós.

Ações para combater ou minimizar o estresse

Os especialistas são unânimes em afirmarem: qualquer combate ao estresse tem relação direta com a atitude. Há pessoas que estão “acostumadas” com o estresse que acham até “normal” viver estressado. É “chic”, tá na “moda”. Alguns executivos e gestores estimulam os funcionários a ficarem estressados, com a ilusão de que assim produzirão mais e melhor. Quando muito, isso ocorre na primeira semana e as seqüelas ficarão para a vida toda.

Seguem algumas recomendações dos especialistas. Avalie o que pode ser útil para você:

a) Relaxamento. Busque atividades como ioga, acupuntura, passeio em locais arborizados.

b) Hobbies e atividades lúdicas. cantar, dançar, caminhar, teatro, praia, leitura, desenho, ouvir música, tocar um instrumento, cinema, fotografia e tudo que lhe proporcionar prazer e estiver ao seu alcance.

c) Alimentação mais saudável.

d) Ter amigos e praticar a solidariedade. Sugiro que leia o post “Vamos precisar de todo mundo”, editado neste blog.

e) Família, amor e religiosidade. Creio que aqui residem os aspectos mais importantes para ter uma vida equilibrada. Quando o estresse bate à nossa porta, precisamos destes três ingredientes para superar as dificuldades. Talvez a maior de todas as causas do estresse seja o fato de sacrificarmos a família, o amor e a religiosidade.

Um recado importante

Não se iluda achando que você é “insubstituível” para a empresa. Queiramos ou não, somos apenas uma peça na engrenagem das organizações e da vida. Você é insubstituível para os seus familiares e amigos verdadeiros.

Como diria o nosso saudoso Vinícius de Morais “somos inquilinos do universo” e eu gostaria de acrescentar que é muito difícil admitir que estamos apenas de passagem por este universo. É importante que tenhamos consciência da nossa finitude e quanto precisamos valorizar os nossos momentos de felicidade. Afinal, é para isso que vivemos: encontrar e viver a felicidade, mesmo que em alguns momentos ela brinque de esconde-esconde. “Decifra-me ou te devoro.”

Carlos Prates - *Professor e escritor. Articulista do portal www.ibahia.com (blog Empregos).
Autor dos livros: O Sucesso nas Relações Interpessoais; - Como Conquistar o Emprego

TCU manda estatais substituírem terceirizados

O cronograma das substituições em empresas como Petrobrás, BNDES, IRB e Eletrosul deve ser divulgado em seis meses
Uma boa notícia para os adeptos da democratização das oportunidades de trabalho: o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que as empresas estatais substituam os terceirizados contratados irregularmente por concursados. O cronograma das substituições em empresas como Petrobrás, BNDES, IRB e Eletrosul deve ser divulgado em seis meses, sendo de até cinco anos o prazo final para a regularização total dos quadros.

Segundo o TCU, "as instituições terão um prazo de seis meses para fazer um levantamento com o objetivo de identificar e regulamentar as atividades passíveis de terceirização, como conservação, limpeza, segurança, informática, assessoramento e consultoria. Depois do levantamento, as empresas deverão enviar ao Ministério do Planejamento um plano detalhado de substituição dos terceirizados por concursados, com cronograma e percentual de substituições previstas em cada ano. O prazo final é de cinco anos".

Em fevereiro deste ano, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, havia adiantado a preocupação do governo com a terceirização nas estatais. Segundo ele, na administração direta o problema foi minimizado com ação semelhante, após uma decisão do TCU.

Na ocasião, o próprio ministro defendeu que as estatais, como a Petrobrás, invistam em um quadro próprio. "O que for de atividade-fim da empresa é justo que sejam pessoas do quadro da própria empresa", disse, acrescentando que a substituição deveria ser feita de forma gradativa.

Fonte: Folha Dirigida com ContilNet


domingo, 29 de agosto de 2010

Chuva ameniza forte calor

Uma fraca chuva caiu sobre Manoel Urbano nesta tarde domingo, amenizando o forte calor e assentando a poeira causada pelo forte verão.

Ha aproximadamente 65 dias não chovia em Manoel Urbano. A chuva foi comemorada por muitos murbanenses.


Tamir realiza reunião no Bairro São Francisco

Tamir discursando em reunião em frente à casa de dona Zefinha no Bairro S. Francisco.


Candidato a Deputado Estadual Tamir Taumaturgo realizou neste sábado(28), com apoiadores de sua campanha, reunião no Bairro São Francisco.

O encontrou contou com a presença de centenas de pessoas que foram ouvir Tamir que falou em nome da região do Purus, defendendo seu desenvolvimento.

Vários líderes comunitários usaram a palavra para defender o nome de Tamir como candidato a Deputado Estadual e dos candidatos da Frente Popular.

Neste domingo(29), Tamir diriu-se para reunião com a comunidade do Km 54, sentido Feijó-Acre.

Municípios do Acre poderão ficar sem médicos

Os problemas na saúde pública do Acre podem se agravar se a Justiça Federal levar a cabo uma ação liminar impetrada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre, que está retirando dos municípios vários profissionais médicos. Ao todo, poderão ser 18 as cidades atingidas no interior do Estado.

Os primeiros municípios que já estão sofrendo com esse problema são: Feijó, Manuel Urbano, Porto Acre e Acrelândia, onde já foram retirados os profissionais médicos e o setor de saúde municipal registra muitos problemas, deixando a população sem alternativa para tratamento de saúde.

O mais grave é que depois de julgado o mérito das denúncias e o juiz federal entender sua legitimidade, outros 14 municípios do Acre ficarão igualmente sem esses profissionais. Ao todo, são 56 médicos prestando serviço no interior do estado. Todos correm o risco de serem retirados. Eles deverão ir trabalhar em outros estados.

Para tentar amenizar esse problema, a Associação Médica Nacional (AMN) está convocando um encontro para o dia 6 de setembro os médicos, população e autoridades para debater o problema. A ideia é encontrar uma saída para esse grave problema que atinge diretamente a população acreana. O encontro será realizado no Pinheiro Palace Hotel.

Como trata-se da questão dos médicos que lutam pela revalidação do diploma, a AMN considera de fundamental importância a participação de membros diretamente responsáveis por esse problema, que são os pró-reitores da Ufac. “Além de não resolver o problema, muitos obstáculos são colocados”, diz um membro da AMN.

A Associação Médica alerta que tem buscado encontrar, junto à Ufac, um caminho legítimo e legal, mas tem encontrado resistência de um grupo dentro da universidade. “O mal da Ufac é exatamente este: as panelinhas”, diz um professor da Faculdade de Medicina. “Mas, quem sofre com isso não são esses grupos, mas os pacientes que estão nas filas dos hospitais”, completa.

No caso do Acre, a situação é ainda mais grave, pois, em que pese o esforço do governo, das instituições como os ministérios públicos que utilizam o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para não deixar a população doente, grupos privilegiados não poupam esforços no sentido de remar ao contrário.

O Estado do Acre não tem médicos suficientes. Proporcionalmente não atinge as recomendações dos órgãos internacionais. E apesar da criação da Faculdade de Medicina, ainda não supriu a carência mínima de atendimento.

“Se esses profissionais forem embora, vários programas sociais, como o da Saúde da Família, simplesmente, estarão fadados ao fracasso”, afirma Janilson Lopes Leite, presidente nacional da AMN.

“E isso sem falar que já vem diminuindo a presença de profissionais médicos não somente no interior do Acre, mas, inclusive, na capital”, diz ele. Aliás, Janilson afirma que os médicos formados no exterior são vítimas de preconceito. “Os dentistas brasileiros sentiram isso na carne em Portugal”, lembra.

Do Jornal A Tribuna

Léo do PT a grande novidade dessa eleição

Com reconhecida trajetória de luta e realizações, apesar da juventude de seus 31 anos de idade, Leonardo de Brito, o Léo do PT, é considerado a grande novidade dessa eleição. Bastaram duas aparições suas na televisão durante o Horário Eleitoral gratuito para que ficasse notória também aos olhos da população acreana sua capacidade de expressão e articulação política que lhe qualificam, entre outras coisas, a representar bem o Acre na Câmara Federal.

Animado com a intensidade das adesões à sua candidatura a deputado federal, Léo do PT disse que se sente preparado para o desafio e cada manifestação de apoio recebida, significa que as pessoas acreditam no projeto da Frente Popular. “Em todos os municípios por onde tenho passado o sentimento é o mesmo de que as pessoas acreditam nesse projeto de renovação na política que nós da Frente Popular estamos realizando. Encaro com muita responsabilidade essa missão que me foi confiada primeiro pelas lideranças do PT e agora também por todos aqueles que declaram seu voto de confiança ao pacto de gerações que estamos promovendo”, disse.

Dentre as lideranças a que Léo do PT se refere está o ex-governador Jorge Viana, candidato ao Senado pela Frente Popular nestas eleições. “O Léo é um dos poucos candidatos que pode trazer o PT no sobrenome porque ele nasceu e tem toda uma vida de militância dedicada ao partido. Além disso, é um jovem comprometido com o desenvolvimento e com o futuro do Acre”, declarou.

Para Tião Viana, candidato ao governo da Frente Popular e uma das mais expressivas lideranças do PT, “o vigor que a candidatura do Léo traz para a disputa faz a diferença, por ser alternativa aos métodos velhos da política”.

O pacto de gerações
Neste contexto, a candidatura de Léo do PT é considerada a revitalização do projeto da Frente Popular. Filho de Lucinda Cunha e Tácio de Brito, ele faz parte de uma família que tem conhecida história de compromisso com o Acre.

“O que nós chamamos de pacto de gerações é a inauguração dessa fase atual que levará o nosso projeto ao futuro com a juventude de hoje, os meninos do PT de hoje, entre os quais eu me enquadro, junto com os meninos do PT de ontem, que fizeram a história de 20 anos da Frente Popular”, explicou Léo do PT.

Um jovem preparado
Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC), especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Léo do PT tem o preparo necessário para qualificar a bancada de deputados do Acre em Brasília.

Sua carreira profissional bem sucedida mostra que Léo do PT não faz da política a sua profissão. Atualmente ele é advogado e professor efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC), além de membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo.

Militância sempre pelas grandes causas sociais
Militante do PT desde a adolescência é filiado desde 1997, participou como estudante secundarista do “Movimento dos Caras-Pintadas”, no Fora Collor, em 1992. Na Universidade, foi fundador do Centro Acadêmico de Direito da UFAC, em 1999, e Coordenador Geral por duas gestões, em um momento em que o Curso de Direito corria o risco de ser fechado pelo MEC. Graças à mobilização dos estudantes, com a gestão de uma equipe liderada pelo Léo, isso não aconteceu.

Foi membro da diretoria do DCE/UFAC. Léo também teve atuação no movimento ambientalista, sendo sócio-fundador da Ong Associação Vertente, que trabalha a temática da preservação da água. Militante e ativista político, Léo participou de vários encontros internacionais, como o Fórum Social Mundial, defendendo grandes causas da sociedade.

Revelação de uma grande liderança política
Léo é presidente (licenciado) eleito e reeleito do Diretório Estadual do PT no Acre. A frente do PT, Léo tem trabalhado lado a lado com grandes lideranças como o governador Binho Marques, ex-governador Jorge Viana, senador Tião Viana, deputados federais, estaduais, prefeitos, dirigentes de partidos, lideranças dos movimentos sociais e lideranças nacionais do PT.

Em 2008, coordenou a grande vitória do PT e da Frente Popular nas eleições municipais. Sob sua gestão, o PT elegeu 12 prefeitos e 52 vereadores, consolidando-se, proporcionalmente, como o maior PT do Brasil. A sua gestão à frente do partido tem como marca o pacto de gerações do PT e da política acreana.

Durante a condução dos processos políticos que coordenou, uma de suas principais características é a capacidade de agregar, através do diálogo feito sempre com sobriedade, equilíbrio e respeito às diferenças.

“Não è fácil dirigir o PT que é o maior partido do Acre e um dos mais respeitados do Brasil. Para mim tem sido uma oportunidade ímpar de constante aprendizado”, avaliou Léo do PT.

“A nossa candidatura nasceu de um desafio que estamos encarando com muita responsabilidade e estou confiante de que estamos no caminho certo, contribuindo para que o Acre, com Jorge, Edvaldo e Tião e o Brasil, com Dilma presidente, continuem avançando”, finalizou.

Experiente na gestão pública e conhece o Acre
Léo do PT está acostumado a dar conta de desafios que exigem, sobretudo, muita responsabilidade. Em 2003, no segundo mandato do governador Jorge Viana, assumiu, com apenas 23 anos, o cargo de Secretário de Estado, na Secretaria Extraordinária da Juventude (SEJA) realizando a implementação de programas importantes, principalmente na área da formação e conscientização da juventude.

Nesse período, fundou e foi eleito o primeiro presidente do Conselho Estadual da Juventude e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude. Com o Léo, o Governo do Estado consolidou as políticas públicas de juventude.

Com essa experiência, seu mandato será pautado pela proposição de ações e políticas públicas compatíveis com as necessidades do Acre e de sua gente.

De: www.jornalatribuna.com.br


sábado, 28 de agosto de 2010

Comício da coligação Produzir para empregar é desmobilizado

A Rua Valério Caldas foi fechada, a aparelhagem de som montada, mas o Comício foi cancelado.


Anunciado por toda a tarde, o Comício da Coligação Produzir para Empregar que tem Tião Bocalon como candidato ao Governo do Estado do Acre, foi desmobilizado nesta noite de sexta-feira(27).

Oficialmente, não foi encontrado alguém que pudesse explicar o motivo do cancelamento do Comício, mas ouviu-se dos que estavam a espera do evento, os possíveis motivos: primeiro, o pacato público e um segundo, uma falha na aparelhagem de som que impedia o áudio dos microfones e portanto, os discursos dos candidatos.

Tião Bocalon e seus candidatos, incluindo Toinha Vieira, candidata a Deputada Estadual, e, Manoel da Banha, a federal, passaram a tarde fazendo visitas à moradores da cidade.




Para refletir

A imagem não é mais novidade, mas é alarmante ver para todos os lados fumaça. A impressão é que o mundo está pegando fogo!


Lixão: risco à saúde pública

Próximo à residências, o lixão de Manoel Urbano, continua sendo um grande risco à saúde, principalmente de quem mora em suas proximidades.

Aos poucos, mais casas aparecem próximo ao lixão. Moradores das proximidades, reclamam da praga de moscas e insetos provenientes do local onde aloca a céu aberto, o lixo da cidade.

Já está na hora das autoridades se posicionarem de forma séria e tomarem providências quanto à questão.


Registro: Acadêmicos de Matemática comemoram término de uma disciplina

Em virtude do término da Disciplina de Estágio Superviosionado III e IV, acadêmicos de Matemática já comemoram final do curso. A última disciplina a ser estudada para conclusão de licenciatura em matemática será Física.

Leia mais sobre a festa dos acadêmicos de Matemática da UFAC em Manoel Urbano. Clique aqui.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ordenamento urbano, um desafio para o futuro da cidade

Não há nenhum estudo que aponte em números, a situação social em que vive grande parte da população murbanense, mas as construções de pequenas casas em lugares que podem ser considerados impróprios para moradias, mostra o tamanho da necessidade de políticas sociais de ordenamento urbano da cidade.

Na foto acima, um conjunto de moradias ladeando as barrancas do Rio Purus até a Rua Castelo Branco, próximo à Prefeitura. As casas quase não são visíveis devido à vegetação.

Situação merece iniciativas que corrijam o problema.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Notinhas

- Muita gente cobrando o Festival de Praia.

- Parabéns ao murbanense Assis Pereira! É que no último dia 17, o TCE aprovou na íntegra, as contas da FEM quando este era presidente da instituição.

- Isso mostra o valor do conterrâneo.

- Depois de muito tempo, nossos telefones celulares voltam a ter problemas nas ligações. Por todo o dia, mas principalmente a tarde e à noite, ficou difícil fazer uma ligação.

- Pane no sistema?! Os técnicos devem reconfigurá-lo.

- Nesta quinta(26), os trabalhos de reforma da Estação de Tratamento de Água da cidade, são retomados. Não há distribuição de água na cidade neste dia. Apenas na quinta!

- A reforma está sendo feita por etapas, pois só temos uma ETA. Então fica assim, reforma uma parte, abastece a cidade, reforma outra parte, abastece a cidade... até concluir.

- Paciência, paciência...

- Acontece nesse fim de semana em Sena Madureira a ExpoSena. Muitos murbanenses vão lá conferir!

- Trabalhadores reclamando da poeira na estrada. Há relatos de desmaios devido à poeira e à fumaça, aliadas, claro, do forte calor.

- Evitar botar fogo.

- Economia de água é também uma boa pedida nesses dias em que água dos rios e igarapés estão a evaporar.

- O ano eleitoral em que vejo Manoel Urbano, mais quieta.

- Se há campanha é nos ventre dos bastidores. Até cartazes há pouco. Umas motocas apenas...

- As aparências enganam, mas parece que não há muito ânimo com eleições por aqui. Será que isso é resultado da última para prefeito?

- Muita melancia produzida nos barrancos do Rio Purus. Muitos ribeirinhos aproveitando a safra para abastecer o mercado murbanense, consumidor das deliciosas melancias.

- Excelente quinta-feira para você!


Vigilância Sanitária Estadual realiza inspeção em estabelecimentos de panificação em Manoel Urbano

Da esquerda para direita: Gleiciane, Dionísio, Jociclei, José Francisco e Rayale.


Foi realizada nesta quarta-feira(25), em todos os estabelecimentos de panificação e restaurantes da cidade de Manoel Urbano, inspeção sanitária por funcionários da Vigilância Sanitária do Estado.

A vinda da equipe, segundo Dionísio Paiva Ximenes, médico sanitarista que compunha a equipe, foi provocada por uma denúncia anônima de supostas irregularidades em um estabelecimento de panificação da cidade.

"Fizemos uma inspeção geral a fim de detectarmos pontos críticos nas áreas de manipulação desses estabelecimentos com possibilidades de contaminação, mas in loco, não constatamos nenhuma alteração sanitária que venha comprometer o produto acabado desses estabelecimentos", disse Dionísio Paiva(foto).

Dionísio comentou ainda que encontrou boa qualidade das matérias-primas, cuidado na manipulação da mesma e boa higienização dos equipamentos utilizados nas cozinhas.

"Mesmo assim, a Vigilância Estadual orientou a Vigilância Municipal que fizesse inspeções com maior frequência", comentou Dionísio.

Segundo o sanitarista José Francisco, integrante da equipe estadual, a vinda é para dar suporte à Vigilância do Muncípio.

Restaurantes da cidade e cozinhas que produzem alimentos para venda, foram inspecionados pela equipe de Vigilância do Estado.





quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prevenção e combate ao fogo no Acre

Prefeitos e representantes dos 22 municipios acreanos participaram nessa segunda-feira(24), de encontro para discutirem o combate às queimadas no Estado. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente do Acre e Ministério Público do Estado dentre outras organizações governamentais e não governamentais participaram do encontro.

Veja matéria na íntegra na Agência de Notícias do Governo do Acre. Clique aqui.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mais um pôr do sol

Palidamente,
O Sol se pôe,
... enquanto surge no céu fumacento,
e no mesmo tom de cor
a linda grande lua...
Fotos desta terça-feira.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Notinhas

- É bom pensar em calçar os buracos das ruas principais da cidade enquanto não chega o inverno. O transtorno será menor.

- Sinceramente nunca vi tanto movimento de veículos nas ruas de Manoel Urbano. O agravante é que não há sinalização. Cabe a prudência aos motoristas.

- Muita gente transitando na IV Feira do Pirarucu. Algumas pessoas consideraram o movimento fraco. Vamos ver os números.

- Mais de 1000 alunos tem a Escola Estadual Nazira Anute de Lima.

- Rio Purus quase seco. As águas, sem o caudaloso movimento das águas para revirar e misturar-se com o barro que lhe dar a cor avermelhada, encontra-se em tom verde.

- Quem vem sofrendo com a seca do Purus é o municipio de Santa Rosa.

- O município é abastecido de tudo por transporte fluvial, nesse período comprometido pelas baixas águas do Rio.

- Nesta segunda(23), um comerciante reclamava de uma embarcação que subira o Rio com produtos para Santa Rosa, no domingo(22), e que não havia chegado à Balsa do Purus. Trecho que normalmente se gasta o máximo de 2 horas.

- Este mesmo comerciante, que prefere não se identificar, reclamava também da falta de projetos de uma estrada para Santa Rosa.

- Por falar em estrada, um morador do Km 54, também fazia uma reclamação hoje, mas pela falta de um veículo para transporte de produtos agrícolas no município.

- Este afirma ter pago R$ 40,00 para um caminhão da Prefeitura se deslocar até o supracitado local para transportar sua produção até a cidade.

- O homem considerou um absurdo, eu e todos os que tomam conhecimento do fato também.

- Autoridades devem averiguar a situação.

- É que na Sessão Itinerante o Prefeito, ainda em exercício, Francisco Sebastião Mendes, prometeu dispor um veículo da Prefeitura para a comunidade da BR 364 no trecho Manoel Urbano/Km 54, sentido Feijó.

- A cobrança é mais que justa.

- Movimentação política...

- Boa quarta!






Um pouco de nossa paisagem


Paisagem urbana em Manoel Urbano. Fim de tarde. Bairro São Francisco.

sábado, 21 de agosto de 2010

Murba em movimento

- Oficinas realizadas em virtude da IV Feira do Pirarucu. Os participantes são a maioria pescadores do grupo de manejadores e autoridades como representantes da WWF-Brasil.

- Foto acima, a incansável ativista política Francisca Taumaturgo de Sá.

- Amanhã é a passeata do candidato ao Governo do Estado, Senador Tião Viana. Os aliados de Tião mobilizam-se para a recepção no aeroporto. A caminhada será do aeroporto ao centro da cidade.

- A IV Feira do Pirarucu movimentou a cidade.

- Manoel Almeida fez cateterismo e já está na city. No mesmo dia da renúncia, andou pela Praça, cumprimentou taxistas e esbanjou simpatia.

- Já anunciou que se candidatará novamente.

- Aconteceu hoje os Jogos da Floresta 2010, fase municipal.

- O campo de futebol Ferreirão que há muito não era utilizado para jogos oficiais, foi o local do evento.

- Uma pena que as autoridades tenham deixado esse espaço definhar...

- Segunda-Feira(23), começam as reformas na Estação de Tratamento de Água da cidade. Anúncios na cidade inteira que não haverá distribuição de água neste dia. Racionar é uma boa atitude.

- Acontece hoje Lual Gospel no Balneário Sabor da Terra. O evento é realizado pela Igreja Batista Monte Gerezim. Muitos jovens participam.

- Aproveitem também as praias do Purus, visitantes!

- Falar em praias, e o Festival de Praia?!

- Fazer o que?

- Paciência e pensar bastante na hora das escolhas para não serem equivocadas...

- Bom domingo!

- Veja mais fotos de Manoel Urbano e da Feira do Pirarucu. Clique aqui.

Travessia na Balsa do Purus

Não há números, mas se houverem, são muitos os da travessia da Balsa do Purus nesses dias de grande movimentação de campanha, festivais e feira na região.

A foto é de sexta-feira(20). Filas de carros a espera da travessia do Purus. A cima a contrução da Ponte.

Pesca do Pirarucu, no pincel de Robson Fernandes

Está à exposição na IV Feira do Pirarucu de Manoel urbano a "pesca do pirarucu" pelo pincel do jovem pintor murbanense Robson Fernandes.

Nossa arte na IV Feira, o orgulho da nossa gente!

OBS.: Os quadros estão à disposição de compradores. Contato (68) 9988-5510.

Manoel Urbano abre sua IV Feira do Pirarucu

Abertura da IV Feira do Pirarucu de Manoel Urbano: autoridades do município, governo do Estado, WW-F Brasil, Colônia de Pescadores e outros.

Com autoridades estaduais e municipais é aberta a IV Feira do Pirarucu de Manoel Urbano. A Feira traz além de pratos derivados do peixe, iniciativas ou mostragem de alternativas econômicas através do empreendedorismo como por exemplo a confecção de artesanato a partir de produtos amazônicos, hoje à amostra na Feira.

A cidade em sua segunda noite de Feira encontra-se muito movimentada tanto por veículos quanto por pessoas nas ruas centrais da cidade, raro momento na vida murbanense. Visitantes de outros municípios prestigiam o evento e os murbanenses aproveitam para ver a festa , gente nova e os pirarucus(foto abaixo).

Amostra vida dos peixes gigantes. Aqui, ainda pequenos num aquário.

Cotidiano da BR...

Ao chegar à Ponte do Purus... Muita poeira e fumaça...
Nosso cotidiano na estrada...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vice-Prefeito Francisco Sebastião Mendes toma posse como Prefeito de Manoel Urbano



Aconteceu ontem, sexta-feira(20) a posse do novo Prefeito do Município, Francisco Sebastião Mendes. Numa Sessão solene e com poucos visitantes, a Camara deu posse ao Vice-Prefeito, que já exercia o cargo de chefe do executivo municipal desde 20 abril, quando o titular Manoel da Silva Almeida, que sob pressão de duas CPIs, foi afastado do cargo para investigações de denuncias de irregularidades em sua administração.

Francisco Mendes assume com o compromisso de colocar a cidade nos trilhos e pedindo a ajuda dos vereadores. "Vou trabalhar 24 horas para que Manoel Urbano dê certo", prometeu o novo prefeito em seu discurso de posse.

Rubens Martins convidou à união para tirar o municipio do emaranhado de dificuldades, mas prometeu oposição acirrada ao novo prefeito se este continuar com a política de seu antecessor. "Precisamos apontar soluções, reunir um grupo de pessoas de bem para discutir a gerência de nosso municipio", falou Martins em seu discurso.

Os demais vereadores tiveram discursos leves e encorajando o novo prefeito a trabalhar pelo municipio.

Foi ontem, o último episódio da novela volta-não-volta de Manoel Almeida à Prefeitura de Manoel Urbano. A indagação que fica é, se o final da novela administração Almeida terá final feliz para Manoel Urbano? Isso a História dirá.


Acadêmicos de Biologia comemoram encerramento de curso

Grande festa! Foi esse o tom do encontro de encerramento do curso de Biologia realizado na Escola Estadual Nazira Anute de Lima nesta quinta-feira(19).

Na programação especial da última aula, ministrada pela Professora Valéria, os alunos apresentaram projetos educacionais realizados na comunidade, como higiene bucal, saúde corporal, vida sem drogas, cuidados com o lixo, planejamento familiar, preservação do patrimônio público, incentivo ao estudo e arborização.

A programação contou também com apresentação de uma peça teatral que arrancou risos da platéia de alunos e professores da escola. A peça teatral chamava as pessoas a pensar a preservação do meio ambiente como sendo vital para a vida no planeta.

"Trouxe conhecimento, visão e lições de vida", assim expressou a Professora Maria Martins do Nascimento, a Gracinha, sobre o curso. "É um momento de realização para todos nós e sonho para o murbanense", comentou o formando Rubenildo Costa. "

"As apresentações são importantes para incentivar a criatividade dos alunos e é uma forma de aprendizagem e exercício para os futuros profissinais da educação", comentou o médico Dr. Luiz Fernando Borja participante do evento.

O curso de licenciatura em Biologia oferecido pela Universidade Federal do Acre, através do Programa de Formação de Professores teve início em outubro de 2006 com 40 alunos e está se encerrando com 38 formandos. Muitos dos formandos, concluem o ensino superior depois dos 40 anos, outros já chegando aos 70, caso do professor Telmo e de dona Deusa.

É um sonho para todos os murbanenses a faculdade. Agora cabe às autoridades trabalhar para a continuidade de oferta de cursos de nível superior para as futuras gerações de Manoel Urbano.



Veja mais fotos. Clique aqui.

Câmara aceita carta de renuncia do Prefeito e convoca vice para assumir cargo

Às 22:00 horas desta quinta-feira(19), a Câmara de Vereadores de Manoel Urbano, aceitando a carta de renúncia do Prefeito Manoel da Silva Almeida, afastado do cargo desde o dia 20 abril, decreta vacância doo cargo e convoca o vice Francisco Sebastião Mendes, a tomar posse definitiva hoje(20) às 9 horas da manhã.

Chico Mendes, como é conhecido o vice-prefeito, está no cargo desde o afastamento do Prefeito Manoel Almeida, quando uma CPI instalou-se para averiguar supostos crimes de responsabilidade e improbidade administrativa no governo municipal.

Sem discursos, os vereadores na Sessão desta sexta-feira, apenas disseram sim, em concordância à renúncia ao pedido do titular.

"Para o Manoel foi a melhor saída, a melhor opção", disse o Vereador Raimundo Toscano, PP, presidente de uma das CPIs. "Fui dar um sim com o coração emocionado. Por mim ficaria os 4 anos, mas ele preferiu assim para cuidar da saude", comentou a Vereadora Maria Margarida, PP.

"É um momento marcante para a cidade. Agente espera que as coisas melhorem, que não venha a acontecer o que vinha acontencendo", disse Messias Nunes Cardeal vereador do DEM.

Veja o Decreto Legislativo e Carta de renúncia do Prefeito Manoel da Silva Almeida.

clique para ampliar a foto.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Prefeito Manoel Almeida protocola carta de renúncia na Câmara de Vereadores

Por volta das 10:00 horas desta quinta-feira(19), o Prefeito do Município de Manoel Urbano, Manoel da Silva Almeida, afastado desde o dia 20 de abril por força de uma CPI, sob denúncias de corrupção e improbidade administrativa, protocola na Câmara de Vereadores, carta de renúncia do mandato de prefeito do município.

Os vereadores preferem deixar para comentar oficialmente o documento hoje, após Sessão onde irá ser lido o pedido de renúncia do Prefeito após decretação a vacância do cargo.

A principal justificativa para o pedido de renúncia de Almeida, comentam alguns vereadores, são problemas de saúde.

Quem assume efetivamente o cargo de Prefeito no lugar de Manoel da Silva Almeida é seu vice, também do PP, Francisco Sebastião Mendes.




quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Notinhas

- Começa sábado a IV Feira do Pirarucu de Manoel Urbano.

- Os restaurantes Mirian e Paraense, já oferecem pratos variados do peixe.

- Os preparativos, as barracas, oficinas e outras atrações estão sendo trabalhadas. Tudo para deixar o visitante satisfeito.

- Nosso jovem artista Robson Fernandes, esteve a observar a pesca. Seus quadros certamente serão uma atração a mais na Feira.

- Começaram a chegar os equipamentos hidrometrar a cidade.

- Por falar em hidrômetro e abastecimento de água, nesta segunda-feira, começam as reformas na Estação de Tratamento de Água da cidade. A reforma será por etapas.

- No dia da reforma, não haverá abastecimento de água. A obra é necessária! Precisa de racionamento de água nesses dias.

- Isso só depois da Feira.
- Ninguém mais viu o grande cachorro que atestavam ser o lombisomem. Mas ontem, cachorros e galos estavam eufóricos depois da meia noite. Deus nos guarde! Ainda nem é noite de lua cheia!

- Alguns acreditam que isso é estória pra boi dormir, eu não duvido de nada!

- Prefeito Manoel da Silva Almeida, já está na cidade desde terça-feira, 17.

- Comentam que fez cirurgia. Se fez, se recuperou, aparentemente muito bem.

- E agora José? E agora você?...

- O que fará a Câmara e CPIs? É o que todos querem saber.

- Há comentários de que Almeida seria notificado pela CPI logo que chegasse de viagem. Provavelmene isso acontecerá hoje.

- Mais um acidente nas obras da BR 364. Dessa vez, a vítima foi um pai de familia murbanense que trabalhava na construção da Ponte do Purus.

- A vítima foi Walcemy Brandão dos Santos, 39 anos(foto). Relatos de populares contam que o trabalhador da Ponte do Purus, manuseava um equipamento quando recebeu uma alta descarga elétrica que culminou em sua morte instantaneamente.

- O corpo de Walcemy fora encaminhado para o Instituto Médico Legal em Rio Branco.

- O sepultamento provavelmente dar-se-á no município de Sena Madureira, onde reside seus pais. Nossos pêsames a familia!

- Alunos do curso de Biologia da UFAC encerram curso hoje e participarão de palestra com alunos da Escola Nazira Anute de Lima. Começará às 19 horas.

- Frente Popular do Acre organiza para domingo, passeata com o candidato ao Governo do Estado Tião Viana. O evento será a partir das 9:00 horas da manhã, do aeroporto ao centro da cidade.

- Boa quinta-feira.


Secretaria de Estado de Saúde ministra curso básico de vigilância epidemiológica em Manoel Urbano

Acontece desde segunda-feira(16), no Centro Municipal de Saúde Josefa Nunes, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. O curso é oferecido pelo Governo do Estado com parceria entre o mesmo e Prefeitura, aos médicos, enfermeiros, técnicos de vigilância epidemiológica, fiscais sanitários, ACSs e Agentes de Endemias do município.

"O curso objetiva a capacitação dos profissionais da saúde do município", comentou o Enfermeiro Jociclei Souza da Silva, que também participa do curso.

O curso tem duração de uma semana e é ministrado por Rosineide Monteiro, coordenadora da Divisão Estadual de Vigilância Epidemiológica. Mais de 30 profissionais participam.



Foto registro: censo 2010

Por todos os lados se ver os meninos e as meninas do censo 2010. A grande expectativa das autoridades é de que cheguemos a 10 mil habitantes. É que teremos mais recursos. Número que acredito já termos há tempos.

Vamos ver os resultados da pesquisa. Demonstração de trabalho pelos funcionários do IBGE aqui em Manoel Urbano, não está faltando.


Busca ativa: ACSs trabalham na vacinação de crianças que não foram aos postos

Os ACSs, Elane Ferreira, Cosmo e Adaías visitam casas do Bairro da Pista à procura de quem não foi vacinado.

Na chamada busca ativa, Agentes Comunitários de Saúde andam pela cidade à procura de crianças que não foram levadas por seus pais ou responsáveis aos postos de saúde afim de receber a dose da vacina contra a poliomielite.

Como campanha de vacinação ainda fechou, vamos aguardar os dados gerais para divulgar. Está feito o registro dos esforços dos agentes. Faltam os esforços dos pais em levarem seus filhos para serem vacinados.


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cotidiano: caminhos da Escola

Crianças que moram na BR 364, de volta para casa, no micro-ônibus do Programa Federal Caminhos da Escola. Estudantes da Escola de Ensino Infantil Dom Próspero Bernard.


Sem condições: prefeitura tem orçamento comprometido por excesso de funcionários

Sem muita expectativa, trabalhadores da educação do município de Manoel Urbano, saem de reunião acontecida nesta segunda-feira(16), entre categoria e Prefeitura.

O Prefeito em exercício Francisco Sebastião Mendes, cumpriu com a palavra em levar as informações solicitadas desde abril pelos trabalhadores em educação do municipio que brigam por ajustes salariais, mas os números não agradaram a categoria. Segundo a Secretaria de Finanças, o orçamento impossibilita qualquer ajuste ou alteração de gastos na folha de pagamento de qualquer secretaria, que possui folha inchada com tantos funcionários.
"Ficamos horas estudando, tentando criar margem, mas não é possível", disse o Prefeito Francisco Sebastião Mendes à categoria que se mostrou impaciente e incorformada com a exposição negativa dos números.

Os profissionais da educação, vociferaram contra o Prefeito e sua equipe ao saber que todo o problema está no suposto excesso de contratações que consequentemente consome todos os recursos.
O principal problema elencado na reunião é o excesso de contratações em todas a áreas da municipalidade, inclusive da educação, o que deixa a Prefeitura numa situação difícil. Mesmo os recursos dos impostos da estrada estão comprometidos com folha de pessoal, inclusive os 25% repassados à educação municipal.
Pelo que foi falado pela equipe do prefeito, a coisa vai piorar quando não houverem mais o ISS das firmas que pavimentam a BR no trecho Manoel Urbano, pois os repasses constitucionais não suportarão o peso simplesmente da folha do quadro de funcionários do município.
Segundo o Procurador do Município Jacques Magalhães, é necessário no mínimo 60 demissões para que se equilibre as contas da Prefeitura. "Os recursos estão poucos, a demanda está elevada", disse Francisco Mendes, Prefeito da cidade aos trabalhadores.
"Porque nesses 4 anos não houve planejamento? Perguntou a Professora Rosineide Anute, ao falar das novas contrações. "Estamos num barco caminhando para um labirinto, o Prefeito está no comando e tem que resolver isso". Falou o Professor Moisés Torrejon ao Prefeito Francisco S. Mendes.
A reunião terminou em tom de greve, principalmente pelo boato de que o Secretário de Educação Jazanias Lopes Mendes, cortaria o ponto dos funcionários que participaram da paralisação, mesmo considerando que pagariam o dia letivo. Em meio a descontentamentos, a categoria deu mais 15 dias para o Executivo fazer simulações de possíveis ajustes salariais, isso seria a contra-proposta da Prefeitura para o Sinteac local, após isto, é iminente as chances de greve.

Nesses 15 dias, uma comissão de trabalhadores em educação, analisarão os documentos entregues pela Prefeitura, inclusive a folha de pagamento de seu quadro funcional.

Esse problema de excesso de contratações, gastos com diárias e desequilíbrio financeiro da Prefeitura de Manoel Urbano é antigo na administração atual, mas fora ofuscado pelo episódio das CPIs e do afastamento do Prefeito Manoel da Silva Almeida.

Agora, o problema volta à tona.


Foto registro: acidente do Pr. Jessé na BR 364

Foto e detalhes no Juruá Online. Vejam mais.


Vereador Jessé Santiago morre vítima de acidente na BR-364

Vereador chegou vivo ao Hospital do Juruá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Um acidente ocorrido na manhã de hoje na BR-364, sentido Cruzeiro do Sul/Rio Branco, deixou três pessoas mortas. Entre as vítimas fatais está o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Jessé Santiago.

Uma mulher e uma criança também faleceram. O motorista, único sobrevivente, está em estado grave.

Segundo informações obtidas pela Agência ContilNet, o vereador chegou vivo ao Hospital do Juruá, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Da Redação da Agência ContilNet

domingo, 15 de agosto de 2010

Ufac abre inscrições para Vestibular 2011

Isentos devem fazer requerimento até o dia 30 de agosto. São 2.100 vagas distribuídas em 43 curso

A Universidade Federal do Acre está com as inscrições abertas a partir desta sexta-feira, 13, para o Processo Seletivo Vestibular UFAC/2011.

As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de novembro de 2010, nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Xapuri, Brasiléia e Plácido de Castro.

São 2100 vagas em 43 cursos nos Campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sendo 2030 vagas a serem preenchidas pelo Processo Seletivo e as demais 70 vagas pelo ENEM/SISU 2010. As novidades deste ano são o curso modular de bacharelado em Direito no Campus Floresta (em Cruzeiro do Sul) e a disponibilização de 5% de vagas em todos os cursos para portadores de necessidades especiais permanentes.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. O prazo para solicitar a isenção é de 13 a 30 de agosto de 2010

As inscrições se encerram no dia 27 de setembro de 2010 e devem ser feitas pelo site http://www.ufac.br/vestibular/vestibular2011/

Assessoria UFAC


Notinhas

- Muita fumaça no ar.

- Problemas respiratórios à e na vista.

- Tudo seco em viturde do verão forte.

- Falta água quase em todos os lugares desse sertão florestal. Todos os pequenos igarapés secam.

- Impressionante!

- O gado fica a quase morrer de sede.

- Uma política de construção de pequenos açudes para os pequenos criadores dos PAs urge.

- Tragédia, um homem esfaqueado na noite deste sábado(14). Sem informações adicionais.

- Fora encaminhado ontem mesmo ao Pronto Socorro da capital.

- Almeida, Prefeito afastado, segundo comentários locais, fez cirurgia, passa bem e já está de volta ao Acre. Repousa em sua casa em Rio Branco. Melhoras!

- Por falar em Almeida, dizem que o mesmo já aguarda recuperação para reassumir o cargo, tendo em vista que as CPIs parecem não ter chegado a nada que implique em seu retorno. Especulações. Oficialmente tudo no mais absoluto sigilo.

- Uma das CPIs ganhou esse nome. Como vai?!!

- O Presidente da CPI Raimundo Toscano, prometeu aos leitores do Purus Online, o resultado do relatório em primeira mão. Como promessa é dívida, vou cobrar!

- Manoel Urbano mais silêncioso com o Festival do Açaí em Feijó. Conta-se que toyotas, caminhões, motos e todo veículo que saia daqui em direção a Feijó ia lotado.

- Diário Ofical do Estado desta sexta-feira 13, nº 10356, trouxe a revogação da doação dos terrenos ao lado da construção das casas do PróAcre. Com construções já em andamento, o problema não será pequeno.

- As doações dos terrenos pela Prefeitura a funcionários provocou bastante desconforto ao Poder Executivo local devido às fortes críticas pela comunidade.

- Veja a publicação no Diário Oficial, saiba sobre o decreto do Poder Executivo e em que sua revolgação baseia-se. Clique aqui.

- Nossos parabéns aos casais, Carlos Simão e Leila, José Félix e Rosineide, Rosete e Cosme, Rominha e Socorro e outros, que legitimaram laços matrimoniais essa semana. Muitas felicidades.

- Amanhã às 9:00 horas, reunião do Prefeito com categoria dos trabalhadores em educação do municipio.


Muita fumaça e um pálido entardecer

Onde há fumaça há fogo!
Diz o sábio ditado popular.
A verdade é que, a fumaça é um dos produtos do fogo.
De forma simples, somemos à vista e aos sentidos, outros produtos do fogo:
dificuldades respiratórias,
problemas na visão,
E já!
O suficiente para grandes impactos à vida do planeta.
O fogo... Muito mais voraz...
Esse, que também produz a morte,
é uma atenuante considerável na devastação de tudo,
Vejamos por onde passa!

O verde perde a cor,
O entardecer se amofina,
tudo fica mais seco e os olhos a arder figura o termômetro que pede socorro.
Quase que em vão...

"Sem problemas!
Queimemos as folhas do quintal,
toquem fogo no pasto,
incenerem o lixo,
isso é "busão" de gente besta!"
Dizem os céticos.

Mas a fumaça solta no ar da Amazônia,
deixa o sol assim... pálido...
sem brilho...
Estrada da Manga. Km 3


Obs.:
Fotos feitas neste sábado, 14.
"Busão" na linguagem popular de nossa região tem significado de ilusão.